EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 15 de maio de 2014

"DESIGN FINLANDÊS"

por Alexandre França

Com informações de Westwing

Localizada no norte Europeu e conhecida por suas belezas naturais, a Finlândia surpreende com seus rios, lagos e florestas. Independente após a Revolução Russa de 1917, o país traz uma economia moderna e um excelente indicador em qualidade de vida.

Em 2012 a Finlândia chamou a atenção com sua capital Helsinque, que foi nomeada a capital mundial do design. Uma programação aconteceu na cidade ao longo do ano e trouxe tendências, atividades, eventos, encontros e outras novidades da área.

Na Finlândia o design é mais do que um setor, é simplesmente um grande projeto que influencia na identidade e economia do país.



O designer Eero Aarnio é um dos símbolos finlandeses. Utilizando plástico no design industrial, criando as cadeiras Ball, Bubble, Pastil e Tomato e trazendo novidades ao visual pop. Acessórios para casa de Timo Sarpeneva, garrafas de cerâmica de Kyllikki Salmenhaara, tesouras de Olof Bäckström são algumas peças que se destacam e já fizeram sucesso no Brasil, sendo exibidas em 2010 no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo (SP).




O design finlandês ganhou mais notoriedade nos anos 1950, pós 2ªGuerra Mundial. O país precisava de uma indústria e de consumidores fortificados, o que resultou em jovens inspirados para tendências do design.




Hoje em dia, as ideias ainda afloram sem parar.













Um comentário:

  1. Interessante! Não sabia que os finlandeses eram tão criativos! Adorei conhecer um poquinho desse povo!

    http://callixtahcroches.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir