EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"UM GATO VIRA-LATA"



Pituco é um gato vira-lata. Há cinco anos ele começou a rondar a casa de uma professora e escritora, Rosi, no bairro Vigilato Pereira em Uberlândia. Ela e a família não resistiram aos encantos do bichano, que virou personagem de um livro, escrito por Rosi Ferreira, com ilustrações de Jefferson Passos.

Voltado para crianças que estão em fase de alfabetização, o livro tende a agradar também aos adultos. Em forma de poesia ela conta como o Pituco transformou a rotina da sua casa. É uma brincadeira literária que gira em torno das travessuras dele. Ela quer que as pessoas percebam que um animal não precisa ter raça ou pedigree para fazer mais feliz a vida de quem o acolhe.


“Pituco – O Gatinho” (28 páginas) é o primeiro livro de Rosi Ferreira. Ela quer chamar a atenção, principalmente das crianças, para observarem mais o dia-a-dia de seus animais de estimação. “Cuidar de um gato, por exemplo, vai muito além de alimentá-lo e mantê-lo saudável. A partir da observação do cotidiano dos bichos, as crianças aprendem muito”, disse a autora, que já tem outros seis textos já registrados na Biblioteca Nacional, para futuras publicações. As ilustrações são do artista plástico Jefferson Passos que utiliza técnica mista para compor as imagens do livro. "Gosto da liberdade e plasticidade que a mistura de materiais proporciona. Utilizando isso nas imagens faço com que as crianças possam buscar outras alternativas para seus desenhos além do lápis de cor e tinta. Para o ilustrador foi uma grande responsabilidade ilustrar o livro pois se tratava de um personagem real. " O pituco existe. Eu precisava criar um mundinho literário pra ele." 

Os autores 


Rosi Ferreira nasceu em Uberlândia, é professora da rede municipal de ensino há 20 anos, ex-coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), bolsista do governo federal em programas de alfabetização. É graduada em Letras e mestre em Linguistica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).


Jefferson Passos
é artista plástico, arte-educador e ilustrador. Nasceu em Monte Alegre mas mora em Uberlândia há 10 anos.Trabalhou com Rosi Ferreira por aproximadamente um ano para ilustrar “Pituco – O Gatinho”. 



Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com autora e ilustrador (rosiferreira@uol.com.br / jefferson.artes@bol.com.br) ou em livrarias da cidade.

Jefferson Passos
Artista Plástico / Arte Educador / Ilustrador Infantil
(34) 9102-8816 / Uberlândia MG

2 comentários:

  1. Adorei a matéria. Obrigado à todos do giragiraffa!!!!! Valeu demais!

    ResponderExcluir
  2. O livro é lindo, tanto a história quanto as ilustrações, tudo encantador! Minha filha amou o livro. Parabéns aos autores!

    ResponderExcluir