EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Educação Financeira"

por Aline Cintra.
Se livrar das dívidas, guardar dinheiro, investir e conquistar a independência financeira... sim isso é possível, mas para toda conquista é necessário disciplina resistindo às tentações e definindo prioridades com planejamento.

A mídia vem nos bombardeando com ofertas “imbatíveis” e “só hoje”, como se seu sucesso e sua felicidade dependessem daquela aquisição, que apesar de parecer um ótimo negócio vem recheada de juros e “pacotes” de tarifas, seguros de financiamento, etc; contando ainda com o apoio do governo ao incentivo do consumo exacerbado e irresponsável para ajudar a Dona Dilma a alcançar a meta do PIB, sofremos a todo tipo de assédio seja por e-mail, redes sociais, TV, rádio, SMS e todo os meios de comunicação possíveis para nos estimular a comprar, gastar, criando “necessidades desnecessárias”, colocando na mente de crianças que só se pode ser feliz se possuir aquele tablet, aquele tênis e com isso a geração Y ou F já cresce com saldo devedor antes mesmo de possuir fontes de renda.

Mas como foi dito inicialmente viver feliz sem o consumo e poupando é factível:

Podemos citar algumas dicas simples e funcionais:

A dica desta semana é:

Controle de Gastos – Orçamento

Anotar todos os gastos mensais é fundamental para se ter uma noção do saldo disponível no mês para não ultrapassar o orçamento e conseguir poupar. Existem planilhas fáceis e funcionais para classificação das despesas por categorias como Alimentação, Aluguel, Lazer, Prestação do Carro. Desta maneira você conseguirá visualizar para onde está indo o dinheiro e cortar gastos desnecessários.

No link abaixo, disponibilizei uma planilha fácil de usar, quem tiver interesse só dar um clique e fazer o download.






Um comentário:

  1. Adoreiiii!!! Se as pessoas soubessem gastar direito, a economia daria passos largos.

    ResponderExcluir