EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PORTINARI NA COLEÇÃO DE VERÃO 2015 DE RONALDO FRAGA




Por Alexandre França

Moda com a cara do Brasil tem outro sabor. Assim são os trabalhos criados pelo designer Ronaldo Fraga. Buscando em nossas raízes, ele é capaz de encontrar o fio da poesia que sustenta suas propostas. Arte, moda, design, cultura, informação, prazer, alegria e um tanto de outros aspectos se cruzam nas criações de suas coleções. Mostramos aqui imagens que compõem as peças para o verão 2015 com texto informativo da marca.


“Tão bonito quanto as coleções de Ronaldo são as histórias que as inspiram. Desta vez, um de nossos maiores mestres, Cândido Portinari, é o ponto de partida para o Verão 2014/15. Os desenhos que fazia ainda pequeno, a chegada do circo em sua cidade, as noites de São João, pipas soltas e espantalhos nas plantações de café aparecem em belos bordados em fios soltos ou estampados de maneira gráfica e colorida, aqui a pipa como principal referência. “Vou pintar a minha gente com aquela cor e aquelas roupas. Com seus pés grandes e descalços, suas mazelas e suas festas”, disse o artista.




A coleção é dividida em blocos: os vestidos de crochê artesanal que abrem a apresentação, seguidos pela parte geométrica com presença forte dos losangos, até entrar nos azuis, o ponto alto, junto com a série dos fios soltos e as cenas inocentes que Portinari costumava retratar. Primorosos o vestido e a jaqueta bordados à mão em tecido escuro.



Com formas e volumes fluídos, há muitas peças que já podem ir direto para as araras, em um flerte com possibilidades mais comerciais que não desrespeitem seu trabalho autoral.


O desfile abre e fecha com a música “Um Som para Portinari”, primeiramente declamada e, ao final, pela voz imponente de Mercedes Sosa.”


































Nenhum comentário:

Postar um comentário