EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"COMO SUPORTAR TANTO CALOR?"

por Alexandre França

Com informações de Blog Saúde 24h

Com o calorão insuportável que anda tomando conta de nossos dias, é necessário cuidar de algumas coisas para mantermos nossa saúde e bem estar. Segue algumas dicas para aguentar os dias de altas temperaturas.


Hidratação
Sem dúvida, use e abuse dos líquidos, deve estar o mais hidratado possível com água fresca e sucos naturais de fruta, sem açúcar.

A água de coco, chás gelados são ótimas opções, os refrigerantes além de muito calóricos, têm muito açúcar o que significa mais peso.


Ingira alimentos leves
Dê preferência a frutas, legumes e verduras. A base da alimentação devem ser os produtos desta altura do ano, carnes brancas, grãos integrais, aves, peixes e frutos do mar onde houve esses produtos in loco.


Baixar a temperatura corporal
Tente molhar regularmente o rosto, a nuca, braços e mão. Esta partes do corpo periféricas, ajudam a baixar a temperatura do organismo.


Proteja o seu carro
O seu carro se apanhar sol pode-se tornar quase as portas do inferno. Após estacionar, proteja os para-brisas com um pano e o volante com um pano. Quando voltar, antes de entrar, abra as portas e janelas por alguns minutos, para que o calor saia.


Evite horários de maior incidência solar
Na praia ou piscina, evite os horários de maior incidência solar, procure estes ambientes antes das 10horas da manhã e após as 15horas. Mesmo assim, proteja-se com bonés, chapéus e dos raios solares diretos no chapéu de sol ou numa sombra.


Evite trabalhar ao sol
Se é impossível abrigar-se do sol, use boné, chapéu, roupas claras e não esqueça a hidratação. Sempre que possível, proteja-se na sombra.


Temperatura da casa
Na sua casa, mantenha uma boa ventilação, com as portas e janelas abertas, em horários mais frescos e fechadas nos horários mais quentes.

Atividade física leve
Embora esteja calor, não é razão para esquecer o seu estilo de vida ativo. Faça exercícos de menos intensidade e mais leves. Use roupas leves, que não sejam apertadas e uma constante hidratação.

Ar condicionado
Evite ter o ar condicionado muito tempo ligado. O ar fica seco e as vias respiratórias sofrem com irritações na garganta e mucosas. Um ventilador, mantém o ambiente do ar circulante e fresco.


Banhos refrescantes
Pode optar por tomar vários banhos ao longo do dia, com água fresca. Desta forma poderá baixar a temperatura do corpo.



Um comentário:

  1. Estou evitando os vários banhos por dia, por causa da falta de água em Sampa. Limito a um pela manhã e outro a noite e tem que ser rápidos.

    ResponderExcluir