EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 3 de maio de 2013

"DENTRO E FORA, A OBRA DE ANISH KAPOOR"

por Alexandre França



Nascido em Bombaim em 1954, Kapoor estudou em seu país natal. Mudou-se para a Inglaterra em 1972, onde continuou seus estudos. Começou a ganhar notoriedade internacional no início dos anos 80, quando foi considerado um dos escultores britânicos que vinham explorando novos estilos de arte.


As obras de Kapoor são freqüentemente simples, formas curvas, normalmente de só uma cor ou brilhantemente colorida. Em sua maioria, a intenção é prender a atenção do público, invocando um mistério através das cavidades escuras de seu trabalho, normalmente com seu tamanho e beleza simples.


Ele usa pigmento em seus trabalhos e em torno deles. Essa prática foi inspirada pelos brilhantes e coloridos pigmentos nos mercados e templos indianos.


Depois, seus trabalhos começaram a ser sólidos e muito deles possuiam aberturas cavadas e cavidades, e mexendo com opostos: terra-céu, material-espírito, luz-escuridão, vísivel-invísivel, masculino-feminino e corpo-mente. Seus trabalhos mais recentes são baseados em espelhos, refletindo ou distorcendo o público.


Já tive a chance de visitar três exposições de Kapoor. São trabalhos instigantes, quase corporais que nos envolvem por sua escala e cromaticidade intensa. Vale ressaltar o inusitado e “divertido” túnel de vento, mostrado na Exposição ASCENSION, em Brasília em 2006. Experiência impalpável, mas provocadora de todos os sentidos.

Exposição ASCENCION

3 comentários:

  1. Que diferente!
    São realmente trabalhos instigantes.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir
  2. Uauu.
    adorei o artista. estou até pesquisando mais sobre ele porque só sabia de ouvir falar no nome mesmo.
    muitissimo interessante suas obras. Gostaria de ter a chance de apreciá-las...

    Seu blog está cada vez mais atraente. Parabéns!

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir