EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

"SAMAMBAIAS"

por Alexandre França


Quem tem mais de 30 anos, com certeza tem na memória lembranças de vasos de Samambaias. Muitas pessoas colecionavam espécimes, das mais corriqueiras á de difícil coleta. Me recordo daquelas de metro, que ficavam penduradas na garagem das casas e eram tratadas como peças especiais, locadas em espaços específicos onde recebessem iluminação e ventilação necessárias. Minhas tias, avós, amigos e familiares frequentemente trocavam mudas e sempre que chegávamos nessas casas, observar tais plantas e ver seu desenvolvimento fazia parte do roteiro das visitas.


Depois de um tempo no ostracismo da moda de ambientação de interiores, o uso das samambaias dentro e fora de casa estão a todo vapor. As samambaias formam um grupo numeroso e muito diversificado, habitantes principalmente dos trópicos. Geralmente é cultivada em vasos suspensos nos interiores das casas ou em varandas, recebendo assim luz solar parcial e tendo espaço para que suas folhas formem arranjos volumosos.


Na atual ambientação de interiores você pode utilizá-la para dar um visual mais moderno a seu espaço. Pode montá-las como um “quadro vivo” de samambaias, uma espécie de jardim usado na vertical, em camadas sobrepostas, muito usado em apartamentos pequenos e também em áreas comerciais. O fato de ter seus galhos longos e flexíveis, as tornam adequadas a este tipo de paisagismo.


Não perca tempo. Coloque uma samambaia na sua casa!!!
 

Um comentário:

  1. Eu não tenho 30 anos... hehe (me senti velha uai)
    mas me lembro de diversos vasos dessas plantas na casa da minha vó e do xodó que ela tinha com cada uma delas.
    São realmente plantas muito bonitas e deixa o ambiente aconchegante.

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com

    ResponderExcluir