EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"CADEIRAS PRA QUE TE QUERO"

por Alexandre França

Tá sentado?


Então aproveite a posição e o objeto que está te envolvendo para pensarmos sobre ele. Não há objeto de uso individual mais projetado e desenvolvido por designers e arquitetos na historia do que a cadeira.



Podem ser cadeiras simples, sofisticadas, com ou sem braços e com a relação assento-encosto em medidas e ângulos que obrigam o usuário a ficar numa posição especifica para cumprir uma função pré-definida. Seria um grande “simplismo” dizer que cadeiras são todas iguais. 


Para além de sua função primeira, trazem em suas formas conceitos, ideias, pesquisa de materiais, além de elementos ligados aos contextos em que foram criadas. Assim artistas, designers e arquitetos, vários interessados no assunto deram suas contribuições através de experimentos e exercícios.



Muitas pessoas tem enorme apreço por algumas cadeiras que possuem. Pode ser pelo conforto e bem estar proporcionado, pode ser pela afetividade de fatos á elas relacionados, pode ser pelo inusitado das formas e cores ou mesmo por se tratar de um objeto “quase arte”.


Separei algumas imagens de cadeiras menos convencionais. Já reparou bem nas que você tem? 



3 comentários:

  1. Amei. Parabéns pela criatividade e pelo conteúdo do site. Um bj.

    ResponderExcluir
  2. São lindas! Tem umas aqui que eu desejaria demais em minhca casa e a cadeira é, sim, bastante importante!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. A criatividade para fazer uma "simples" cadeira é incrível.
    Ninguém dá bola, mas a evolução das cadeiras foi grande. As antigas são muito desconfortáveis. Hoje tem cadeiras que dá para dormir nelas.

    ResponderExcluir