EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"GRATIFICAÇÃO NATALINA OU 13º SALÁRIO – COMO USAR?"

por Aline Cintra


A Gratificação Natalina popularmente conhecida como 13º salário chega nos meses de novembro e dezembro como a salvação para alguns consumidores que desejam liquidar as dívidas atrasadas para readquirir o crédito no mercado, para aqueles que estão com as contas em dia é a oportunidade de pagar aquela viagem tão sonhada ou comprar os presentes para a família, fazer uma super ceia e aproveitar as festas de final de ano, para os investidores é um recurso extra, dentre várias outras opções que este benefício nos traz.

Porém é preciso saber administrar bem este recurso para realmente resolver a situação do endividamento. Tentar renegociar as taxas com os bancos é o primeiro passo, as dívidas com cheque especial e cartão de crédito principalmente, lembrando que sem querer ser “estraga prazeres” no início do ano tem os presentinhos do governo como o IPVA e IPTU e também Matrícula, Uniforme e Material Escolar das crianças, então se sobrar algo da negociação é bom guardar para suprir estes gastos. Compre apenas os presentes indispensáveis e caso sobre algum dinheiro ainda seria bom guardá-lo no tipo de aplicação que preferir, a Poupança é o mais fácil. E o mais importante, não assuma novas dívidas, pois se precisou utilizar o 13º salário para pagar as dividas atrasadas significa que você está gastando mais do que ganha, então tente organizar as dívidas futuras até que possa realmente sobrar o recurso necessário e viável para aquela viagem ou a reforma da casa.

Para aqueles que podem utilizar o 13º para gastar a vontade, também é necessário o uso de parcimônia nas compras, geralmente os preços são elevados nesta época, sempre vale a pena a pesquisa de preços em pelo menos 3 estabelecimentos, as vezes vale a pena aguardar aquela queima de estoque no começo do ano de algumas lojas. Cuidado com as falsas promoções, se comprar à vista peça o desconto. Se for fazer aquela viagem o ideal é comprar com certa antecedência, mas se deixou para em cima da hora pesquise preços nas agências de viagens também, a discrepância é notória.

E resolvidas as questões financeiras, vamos comemorar e nos lembrar da real existência do Natal que é o nascimento do Mestre Jesus lembrando de agradecê-lo pelo ano que passou e pedindo as bênçãos de saúde, paz e prosperidade para o ano vindouro.

Boas Festas!!!


Um comentário:

  1. Bah! Faz tempo que eu não vejo um 13º.
    Eu sou autônomo.
    Bons tempos aqueles que eu recebia - rsss.

    www.cchamun.blogspot.com.br

    ResponderExcluir