EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

"A ARTE E A VIDA, AS FRONTEIRAS JÁ NÃO EXISTEM"

por Alessandra Cunha


UBERINVASÃO

A arte urbana é livre de todos os conceitos que podam o que há de social nas expressões artística, por isso, venho por meio do Uberinvasão trazer a Uberlândia, uma terra fértil de cultura, uma oportunidade de apreciar, tocar, e levar para cada casa um objeto artístico. Uma vez ouvi uma professora de arte dizer que se incomodava muito em fazer arte somente para artistas, como vemos em exposições das galerias. Me senti cúmplice deste pensamento e passei a realizar projetos que retirasse os artistas desta condição.


Primeiramente, me envolvi em intervenções um pouco contraventoras, como quando recebi 693 gravuras de 55 artistas, para colar nos muros de Uberlândia, no projeto intitulado: “Xilogravura modificando nosso olhar sobre a cidade”. Não sei se modificou o olhar de outras pessoas, mas eu passei a ver a cidade como novas possibilidades, e acabei me envolvendo com a arte postal, já que os correios ligaram o mundo a mim. E ainda no meio de todo o processo e das redes de contatos, estavam os adesivos (stickers), que surgiram como uma maneira de me espalhar pelo mundo, tanto, que já vejo fotografias de meus adesivos por quase toda a Europa, Estados Unidos, México e em muitos cantos do Brasil. E depois das gravuras, trouxe para perto, os stickers de várias partes do planeta.



Organizei o modesto “1º Festival de Stickers de Uberlandia”, que por sua vez, foi mais longe que imaginei, pois, foi exposto no bairro onde moro, depois, me convidaram para levar a mesma exposição para os corredores de uma faculdade de Design, e ainda desejaram que os adesivos fossem (e foram), para o “Arte na Praça”no domingo dia 3 de abril de 2011. E em meio a esta nova louca mistura de arte e cidade, comecei a participar de eventos internacionais de arte urbana, os chamados “Free art fest”. Que serviram de exemplo para a realização do Uberinvasão -0- 2011, realizado entre os dias 15 e 31 de agosto, no Ateliê da Arte, localizado na rua Javari, no bairro Lídice, com a doação dos objetos expostos no ultimo dia. E pode contar com o apoio de 34 artistas nacionais e 10 internacionais, e muitos visitantes.

Uberinvasão é um evento independente e sem fins lucrativos. O movimento visa receber objetos, pinturas, gravuras, toy art, fotografias, pequenas esculturas, imagens manipuladas digitalmente, desenhos, adesivos e cartazes de artistas profissionais e amadores de todas as partes, para uma exposição que acontecerá na cidade de Uberlândia,MG. No ultimo dia, todos os objetos, recebidos, serão doados aos visitantes da exposição. Isso faz com que o trabalho dos artistas, circule, e permita a inúmeras pessoas, o acesso livre e gratuito a arte. E ainda proporciona divulgação de trabalhos de artistas amadores e profissionais. Não há nenhuma limitação de tamanho, estilo ou gênero de seus trabalhos artísticos. Não há tema definido.

Todos estão convidados a participar, basta nos enviar o trabalho ao endereço:

Ateliê de Artes Estilo Livre, sob curadoria de Alessandra Cunha.
Mais informações: ropre@r7.com 
Nenhuma das obras recebidas é vendida ou guardada. 
A entrada do evento é sempre gratuita. 
Para alocar a exposição, este ano, um local, ainda indefinido, será alugado, de acordo com a quantidade de elementos recebidos.


E já podemos apresentar um panorama sobre a participação dos artistas, sendo 9 do exterior, e 48 de várias cidades brasileiras. E são estes os doadores de suas artes:

1)    Alessandra Cunha (Uberlandia, MG, Brasil)
2)    Alex Mentex (Juiz de Fora, MG, Brasil)
3)    Ana Austin (Brasilia, DF, Brasil)
4)    Andréa Ostapenko (Ilhabela, SP, Brasil)
5)    André de Miranda (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
6)    Andres Musta (Port Perry, ON, Canadá)*
7)    Anonimo (Ilhabela, SP, Brasil)
8)    Aron dos Santos Pereira (Taubaté, SP, Brasil)
9)    Basílio (Ilhabela, SP, Brasil)
10) Bruna Pimenta (Sapiranga, RS, Brasil)
11) Bruno Mukai (São Paulo, SP, Brasil)
12) Carlos Hugueney Bisneto (Uberlandia, MG, Brasil)
13) Camodesign (Breiholz, Alemanha)*
14) Cecília Camargo (Mauá, SP, Brasil)
15) Coletivo TO de Andreia Avelar (Uberlandia, MG, Brasil)
16) Constança Lucas (São Paulo, SP, Brasil)
17) Edna Toffoli (Uberaba, MG, Brasil)
18) Edson Bueno de Camargo (Mauá, SP, Brasil)
19) Edinho Street Art (Diadema, SP, Brasil)
20) Emilio Melgarejo Ortiz (Morelia, Mexico)*
21) Felipe Fito (Porto Alegre, RS, Brasil)
22) Francielle Monai ( Uberlandia, MG, Brasil)
23) Granada Stickers (Petropolis, RJ, Brasil)
24) Guilherme Araujo (Franca, SP, Brasil)
25) Jimmy Rus (Uberlandia, MG , Brasil)
26) Joel Llanos Hernandez (Morelia, México)*
27) Laís Helena (Ilhabela, SP, Brasil)
28) Laura Teixeira de Oliveira (Uberlandia, MG, Brasil)
29) Leonardo Cardoso (Uberlandia, MG, Brasil)
30) Lindemberg Pereira dos Santos (Mongaguá, SP, Brasil)
31) Lourys Stickers (São Paulo, SP, Brasil)
32) Luciana Roso (Uberlândia, MG, Brasil)
33) Malu Azevedo (Curitiba, PA, Brasil)
34) Mara França (Uberlandia, MG, Brasil)
35) Mara Rubia Colli ( Uberlandia, MG, Brasil)
36) Maria Lacerda (Ilhabela, SP, Brasil)
37) Matheus Ricci (São Paulo, SP, Brasil)
38) Miguel Jimenez (Sevilha, Espanha)*
39) Mirko Vignozzi (Firenze, Itália)*
40) Mozileide Neri (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
41) M.S. (Ilhabela, SP, Brasil)
42) *Não consegui ler o remetente (São Paulo, SP, Brasil)
43) Paula Mello (São Paulo, SP, Brasil)
44) Past Crew (Uberaba, MG, Brasil)
45) Pedro Henrique Birow (São Paulo, SP, Brasil)
46) Porfirio (Ilha Bela, SP, Brasil)
47) Raphael Bor Art (São Paulo, SP, Brasil)
48) Regivane Nogueira (Catalão, GO, Brasil)
49) Renan Xarada (Muriaé, MG, Brasil)
50) Rose Miranda (São Bernardo do Campo, SP, Brasil)
51) Rosane Borges (Uberlandia, MG, Brasil)
52) Roulets (Uberaba, MG, Brasil)
53) RX Skulls (Portland, OR, USA)*
54) Sela (Florianópolis, SC, Brasil)
55) T.Machida (Ilhabela, SP, Brasil)
56) Vinil Colante (Santos, SP, Brasil)
57) Vinny Raffa (Nanuet, NY, USA)*
58) Vinylone (Spanbroek, HC, Netherlands)*


Entre os trabalhos recebidos temos: pinturas sobre tela, pinturas em papel, pinturas sobre camisetas, adesivos (stickers), gravuras em metal, xilogravuras, serigrafias, estêncil em grandes formatos, e pequenas esculturas. E se o objetivo inicial era invadir Uberlandia com arte, estamos indo bem. A Uberinvasão -1- 2012, será realizada entre os dias 01 e 30 de novembro. E no dia 30, convidamos a todos para irem à exposição ganhar “uma arte”.

ALESSANDRA CUNHA

CONTATOS:
ropreac@yahoo.com.br  e-mail
www.uberinvasao.blogspot.com
http://www.flickr.com/photos/ropre/
http://www.flickr.com/photos/ropreac/
http://www.flickr.com/photos/ropretraffic/

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia, Bacharelado.

Exposições realizadas:

2012 “Stick Em Up 3” coletiva realizada no The Orange Studio em Orlando, Fl, Estados Unidos, em setembro.
2012 “XXXV Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário" coletiva na Secretaria Municipal de Cultura de Ilhabela, SP, entre os dias  30 de agosto a 30 de setembro.
2012 “Mapas de Influências - um olhar na gravura brasileira”- Arte Postal, coletiva realizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo, SP, em agosto e setembro.
2012 “Expo COLEX mostra internacional de Sticker Art”, coletiva no Allegra Café. Praça Visconde de Mauá, 5, Centro da cidade de Santos, SP, 06 a 25 de agosto.
2012 “GST Stickercollection” coletiva de adesivos dentro do Festival Moas 2012, em Istambul, Turquia, dia 16 de julho.
2012 “27th Stage "Stick On Haring!" in Tour - "Premio Basi per l'arte contemporanea" coletiva em Castiglione della Pescaia, Grosseto, Italia entre os dias 05 de julho e 06 de agosto.
2012 BKC East Coast Sticker Show” – coletiva no Ivy House Studio at 1040 Metropolitan Ave. Brooklyn, NY. Estados Unidos,  21 de julho.
2012Exposição internacional de arte urbana - COLA AQUI #04 – BRASIL”, Enxame Coletivo , em Bauru, SP, durante todo mês de maio.
2012 “Stick Of It All Vol.3”, coletiva na Esdir Escuela Superior de Diseño de La Rioja , em: Avd. La paz 9, Logroño, Espanha, em 15 de abril.
2012 “Sticker – entre a rede e a cidade” – mostra coletiva de adesivos, na galeria de arte do bloco 1I (Artes-UFU), Campus Santa Mônica, em Uberlândia, MG, entre 10 e 30 de abril.
2012O Claro e o Escuro da Xilo”,  Coletiva realizada na oficina de xilogravura na sede da Secretaria de Cultura de Ilhabela, na Vila, SP, entre 25 de fevereiro a 5 de março.
2011Exposição internacional de arte urbana - COLA AQUI #03 – BRASIL”, coletiva realizado na Casa Fora do Eixo São Paulo (Rua Scuvero, 282 Liberdade), no 'Domingo na Casa', na abertura do IV Congresso Fora do Eixo, no dia 11 de dezembro ,
20117x7”, exposição coletiva de gravuras, realizada na Galeria Lourdes Saraiva Queiroz – Oficina Cultural de Uberlândia, MG,  entre 16 de novembro e 16 de dezembro.
2011Uberinvasão-0-2011, exposição coletiva de arte urbana, realizada no Ateliê da Arte, em Uberlandia, MG, entre os dias 15 e 31 de agosto.
2011 Stick On Haring! 2011 - Call for Sticker Artists”, coletiva Multiarte em Montaione  (Firenze - Itália), "Stick On Haring!" faz turnê pelas mais importante cidades da Itália (como Roma e Milão), e começa na Libreria CUENTAME, em Empoli, Firenze, Itália, a partir de 12 de julho.
2011 Expo Cosas de Mujeres coletiva realizada no Museu de Arte do Centro Cultural-Universidad del Magdalena-Vicerretoria de extension Claustro San Juan Nepomuceno, na cidade de Madgalena, Colombia, a partir do dia 07 de julho.
2011Stick Of It All" Vol. 2, Exposição coletiva organizada pelo Vidalooka com a ajuda de Jolly Roger Tattoo na Galeria Apetit, na cidade de Bilbao, Espanha, entre os dias 02 e 30 de julho.
2011 MUESTRARTE encuentro de arte multidisciplinar”, coletiva realizado em CSA La Tabacalera/ Zona PostNave, Nave Central.y Molino Rojo, Madrid, Espanha, entre os dias 10 de junho às 18:00 - 12 de junho às 23:00. (apresentação de vídeo que está no canal www.youtube.com/user/ropreac: Gravuras em Metal – ropre http://www.youtube.com/watch?v=O6UId180HmY )
2011 Exposição internacional de arte urbana - COLA AQUI #02 – BRASIL, evento coletivo organizado pela Associação Café Espacial e a pensAR-TE, realizado no Cão Pererê, na Av. da Saudade, n°9  em Marília, SP, no dia 18 de Junho.
2011 Free Art Cuxhaven”, coletiva realizada em Cuxhavener Kunstverein , na cidade de Cuxhaven na Alemanha, nos dias 13, 14 e 15 de mês de maio.
2011I Bienal Internacional de Gravura Santos”, realizada na Pinacoteca Benedicto Calixto, Santos, SP, entre os dia 5 de maio e 5 de junho.
2011 1º Festival de Stickers de Uberlândia-MG”, coletivas realizadas no Ateliê de Artes Estilo Livre, entre os dias 14 e 20 de março. Na Faculdade de Marketing e Negócios (UNIESSA), entre os dias 21 e 27 de março. No Arte na Praça (Sérgio Pacheco - centro), no dia 03 de abril.
2011Coletiva”,exposição coletiva realizada na Galeria de Artes Lourdes Saraiva Queiroz – Oficina Cultural de Uberlândia-MG, entre os dias 10 e 28 de fevereiro.
2011UBERLÂNDIA.com.PI – ode à gravura”, exposição coletiva realizada na Casa de Cultura de Teresina, PI, entre os dias 02 e 28 de fevereiro.
2010Xilogravura modificando nosso olhar sobre a cidade”, coletiva realizada em área urbana na cidade de Uberlândia, MG, entre outubro e novembro.
2010Arte no Jambo - Jambolada” coletiva arte no jambo, realizada dentro do festival de música independente Jambolada 2010, Uberlândia, MG, no rall de entrada do Acrópole, nos dias 15 e 16 de outubro.
2010GOMA – CINE BAR” EXIBIÇÃO DE VIDEOS coletiva: “coisas de meu mundo” e “ensaio sobre a prisão”, realizado no Goma Cultura em Movimento, Uberlândia, MG, dia 24 de agosto.
2010Do local ao lugar”, coletiva, realizada na galeria Lourdes Saraiva-Oficina Cultural de Uberlândia, MG, de 25 de agosto a 24 de setembro.
20092º Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto, SP, exposição coletiva realizado no Centro de Educação, Cultura e Artes - Swift, entre 30 de outubro e 22 de novembro.
2009Intervenção pública: Xilogravura modificando uma cidade, em Resende - RJ”, Coletiva realizada nos dias 17, 18, 19 de julho, nos muros da cidade.
2009Intervenção pública: Obras roubadas”, realizada na Praça  Sérgio Pacheco em Uberlândia, MG, no dia 05 de julho.
2009Órbita espelhar”,individual realizada na Casa da Cultura de Uberlândia, MG, entre 02 de dezembro de 2008 e 30 de janeiro.
2008 “Ação postal Cara de Pau (BRASIL)” Coletiva realizada no Palácio da Cultura, Praça Universitária, Goiânia, GO, entre 04 de setembro a 03 de outubro.
2007 OCUPAÇÃO” coletiva, realizada na Galeria de arte Ido Finotti, em Uberlândia, MG, entre 05 de fevereiro a 09 de março.
2006 Um pouco da gravura no mundo da pintura”, individual realizada na Galeria de artes da Casa da Cultura Abdala Mameri, em Araguari, MG, entre 20 de junho a 10 de julho.
1998 Panorama da produção plástico visual do triangulo mineiro e alto paranaíba”, coletiva realizada em Uberlândia, MG, entre 22 de agosto a 22 de outubro.

Um comentário:

  1. Legal!
    Parabéns pela iniciativa.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas

    ResponderExcluir