EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 15 de junho de 2012

"Culinária Chinesa"

por Ewaldo Chiang


A China tem uma das mais ricas heranças da culinária do planeta. A comida chinesa é degustada com pauzinhos (kuáitzu) e os líquidos com uma colher larga e plana (cerâmica). O chinês considera ter uma faca na mesa uma ofensa, assim a maioria dos pratos são preparados em pedaços pequenos, prontos para serem escolhidos e degustados. Ela é diferente da ocidental onde a proteína de carne é o prato principal de uma refeição; seu ingrediente principal é normalmente uma fonte de carboidratos (arroz, talharim). Por causa da extensa e variada natureza da China, a culinária chinesa pode ser dividida em muitos estilos regionais diferentes.

Os pratos mais populares e conhecidos no mundo vem de Shangai. É uma região muito privilegiada devido à grande quantidade de lagos, rios, além de ser banhada pelo mar da China e ser um grande centro comercial. Esses fatores e o clima ameno propiciaram ótimas condições para o plantio, a pesca e a criação de animais. A cozinha local é caracterizada pelos sabores adocicados, massas e suas técnicas exclusivas como “cozinhar vermelho” (carnes em molho de soja com forte tom avermelhado).

Os pratos mais conhecidos são o o Rolinho Primavera, o Frango Xadrez, o Oito Tesouros, Lombo Agri-Doce, a Carne Chop-Suey, o Peixe com Legumes e outros.


Rolinho Primavera
Frango Xadrez
Oito Tesouros
Lombo Agri-doce
Chop-Suey
Peixe com Legumes


Existem outros pratos também mundialmente famosos, como a Sopa de Barbatana de Tubarão e o Pato de Pequim, assim como muitos outros, mas são de outras regiões. 

A diferenças consistem nos temperos e ingredientes de cada local.







Nenhum comentário:

Postar um comentário