EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 14 de junho de 2012

"As Bruxas"

por Danilo Zei

“As Bruxas” baseado na obra “As Bruxas de Salém”, de Arthur Miller, é uma peça que aborda a perseguição e condenação de pessoas supostamente embruxadas na comunidade de Salém em Massachusets no ano de 1692. A luta pelos interesses morais e materiais do poder local, se disfarça pela exagerada santificação da igreja, capaz de identificar através de “santos julgamentos” pessoas servas do demônio aplicando-lhes sentenças.

O figurino elaborado pela Figurinista Cátia Vianna foi de grande importância para a estruturação da peça. Eu como estagiário participei e acompanhei deste minucioso processo de criação. O figurino foi inspirado no barroco alemão de forma a transmitir os costumes da época. As cores e texturas dos tecidos foram pesquisadas individualmente para a bagagem histórica de cada personagem fosse identificada pela imagem, facilitando o processo de compreensão e interpretação entre os atores e os receptores (público).

Os detalhes estão presentes da cabeça aos pés. Do torço da escrava Tituba que pelo tecido e forma de amarrar identifica-se sua origem, pelas cordas que adornam caem sobre os pescoços dos Juizes Hathorne e Danforth sugerindo o risco da forca, aos sapatos negros dos nobres com suas fivelas grandes e prateadas que os diferenciam socialmente dos que usam mocacins e botas.

O figurino foi um canal de exploração também para os atores durante a construção das cenas. Em discussão por posse de terras com Sr. Putnan, o ancião Giles Corey, interpretado pelo ator Ricardo Fiuza enfatiza seu estado de fúria gesticulando agressivamente com sua bengala, tornando este ícone de fragilidade em um objeto ameaçador e violento. A personagem Abigail, interpretada pela atriz Jordana Alves, em cenas de impetuosidade utilizou o avental enrolado e preso na cintura, desfazendo parcialmente imagem de serva do lar.

Ao todo foram confeccionados figurinos para dezesseis personagens.
Não posso deixar de falar também do cenário e da trilha sonora. O cenário elaborado pelo cenógrafo e arquiteto Emiliano Freitas permitiu que as cenas se passassem em dois planos; além do solo, um plano suspenso. Ao observarmos o cenário como um todo, notamos que é um cadafalso e este se transforma, compondo a cena com uma outra utilidade, sem deixar de ser um cadafalso. Um cenário imponente e versátil.

A trilha sonora criada pelo meu amigo de curso e companheiro de trabalho Danilo Aguiar foi impactante. Em um relato Danilo Aguiar descreve seu processo de criação: “A trilha sonora do espetáculo “As Bruxas” teve como objetivo principal criar atmosferas musicais aliadas ao um tema principal, prescrevendo algo em que o público pudesse ter a sensação de estar ouvindo sonoplastia e ao mesmo tempo as músicas das cenas. Utilizei de elementos da música eletroacústica, utilizando síntese e processamento sonoro para criar as principais atmosferas. Existe também uma ligação entre a música eletroacústica com música tradicional. A obra percorre tanto sons com processamento sonoro quanto temas com linhas melódicas tonais, como é o tema de Elizabeth e John Proctor, tocado por uma Celesta e inspirado no Réquiem em ré menor de Mozart."

“As Bruxas” é um espetáculo rico e surpeendente. Mérito devido ao trabalho árduo dos alunos, técnicos, Mestres e estagiários do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia. “As Bruxas” esta sob a direção da Profª.Yaska Antunes Ilustre profissional do curso de teatro da UFU.


FICHA TÉCNICA
Peça: As Bruxas
Direção: Yaska Antunes
Autor: A partir do texto “As Bruxas de Salém” de Arthur Miller
Adaptação dramatúrgica do texto: Luiz Leite
Estudos e análise do texto e contexto histórico: Mário Piragibe
Preparação vocal: Dirce Helena Bevenides
Coreografia: Nina Tannús, Ricardo Fiuza
Figurinos: Cátia Vianna
Assistente de figurinos: Danilo Zei
Cenário: Emiliano Freitas
Iluminação: Camila Tiago
Criação e passagem de trilha sonora: Danilo Aguiar









01 - TrilhaBruxas Coro by 02 - TrilhaBruxas Tema by

2 comentários: