EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

terça-feira, 24 de novembro de 2015

ADORAMOS MONTAR ÁRVORES DE NATAL

Por Alexandre França

Hoje, a um mês da véspera de NATAL, o GIRAGIRAFFA volta em seu ritmo normal. Depois de um tempinho sem novos posts, retornamos com visual renovado e mais próximos de você que nos acompanha. Adoramos falar de coisas de casa, decoração, arte e cultura e de tudo que possa ser  interessante e legal, podendo tornar nossas vidas mais leves, coloridas e gostosas de serem vividas.
Apesar do “clima”tenso pelo qual o planeta está passando, onde há tanto desamor e violência, pensar nos símbolos do Natal, pode funcionar como estímulo para revermos nossas ações individuais e coletivas, condutas sobre relações a respeito de tudo o que nos envolve: o planeta, o meio ambiente, os trabalhos, os consumos, os afetos, os prazeres..... e tudo mais que faz gerar sentidos em nossas vidas.




Pensando assim, acho que é um bom dia para montar a ÀRVORE DE NATAL.

Olha quantos sentidos ela tem:

1. Em tempos de tantos cortes de árvores cidades afora, de tanto desmatamento, planeta adentro; trazer uma árvore para dentro de casa pode ser um alento. Mesmo sendo de plástico ou outro material (galhos  secos, peças recicladas...), a ideia de conviver com árvores precisa ser cultivada em nós. Precisamos repovoar nosso imaginário com imagens de árvores.


2. As primeiras árvores de Natal “surgem“ na Alemanha no século XII, do desejo de trazerem para dentro de casa, no auge dos frios e escuros invernos, um pouco de vida e esperança. Pinheiros enfeitados com flores e velas para ofertarem luz nos dias de escuridão. Isso faz todo sentido hoje também, onde se expande a escuridão dos sentimentos, das governanças, do humanismo. Precisamos reiluminar nossas esperanças.


3. Ao montarmos uma árvore de Natal, muitos afetos surgem. Se você tem crianças, filhos, alguém que o ajude a montar, logo histórias aparecem, o repasse de conhecimentos se dá, a troca de desejos se apresenta. Se você monta sozinho, memórias povoam nosso coração, lembranças de queridos, de momentos especiais, de como percorremos os caminhos de  nossas vidas. Precisamos preservar em nós os traços que nos dá a direção de quem e que vida queremos levar.


4. Ao redor da uma árvore de Natal, ficamos todos com as mesmas idades, independente dos anos vividos. Ela sempre é capaz de nos retirar do contexto, muitas vezes sem graça do dia a dia. Precisamos manter a chama da alegria dentro de nós.


5. E para concluir, vale lembrar que sempre queremos que nossa árvore fique bonita, independente de tamanhos, aspectos, qualidades de materiais ... A vontade da beleza, sempre tenta resgatar coisas boas em nós. O melhor modo de arrumar, a melhor posição a se colocar, a harmonia dos enfeites..... Precisamos desejar o melhor, sempre, para todos.


Desde criança sempre adorei montar árvores de Natal. Galhos de jaboticabeira do quintal, eram povoados por caixinhas que guardava durante o ano e enfeitava com retalhos da casa da minha avó. Algodão nas pontas para lembrar a neve dos filmes de natal, pinhas colhidas quando encontrava pinheiros. As “luzinhas” eram caras e por isso poucas, mas tinha um brilho único. Eram montadas com todo o cuidado, assim como as bolas de vidro, delicadas, guardadas como relíquias de ano para ano. Dessa maneira, elas foram entrando em meu caminho, fui crescendo, gostando cada vez mais.... montava  as dos parentes, amigos, incrementava a minha.... Até que virou ofício, passamos a vender enfeites de natal na CASA DE IDEIAS, montamos diversas vezes as lojas temáticas só de Natal da Spiral no Center Shopping em Uberlândia, e há anos montamos as árvores de clientes e amigos. E como acredito nas leis de “sintonia” meu sócio André Reis, também é excelente na montagem de árvores. Gosta de montá-las tornando cada uma, especial para seu dono.

Durante anos, temos reflorestado as casas com árvores de Natal, cheias de vida e amor.


Adoramos montar Árvores de NATAL!

Seguem imagens de lindas árvores que separei pra você! Hoje são as mais tradicionais, amanhã umas diferentes e legais. Até !!





   

Nenhum comentário:

Postar um comentário