EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

"RASPADINHA DE VERÃO"

Por Alexandre França


Nestes dias de extremo calor, com temperaturas exorbitantes e sensações térmicas de deserto, vale recorrer a todos os recursos possíveis para amenizarmos o mal estar. E entre opções possíveis, sugiro uma deliciosa raspadinha Avó dos sorvetes, a raspadinha pode ser qualquer líquido com sabor que colocamos no congelador ou o gelo triturado, aromatizado com xaroques, sucos e licores.
È bem fácil de fazer: em um prato metálico, acrescente o líquido de sua escolha e leve ao congelador. Em seguida, de hora em hora, raspe a superfície de gelo formada, em raspas bem finas. Para facilitar, use o prato mais fundo que tiver. Assim, o líquido que ainda não teve tempo de congelar vai ficar sempre longe da camada endurecida.

A rainha das raspadinhas é a de café com chantili, uma receita italiana que substitui, de uma tacada só, a sobremesa e o cafezinho.

Os sucos de frutas e xaropes formam uma dupla perfeita. Por exemplo, abacaxi com groselha. Para mudar, experimente acrescentar algumas ervas (menta, manjericão) para deixar a receita mais refrescante.


E por que não tentar uma versão com chocolate?


Para uma sobremesa festiva: pense em preparar uma raspadinha de champanhe ou à base de outros coquetéis. O álcool é ótimo para deixar as raspas ainda mais finas. Além disso, torna-se uma maneira lúdica de servir os drinques. Mas claro: consuma com moderação!



Outra ideia: congele o líquido em uma forminha de gelo e depois bata no processador ou liquidificador, função “gelo picado”, até obter a consistência da raspadinha.

O que você precisa
Um grande prato metálico fundo (caso contrário, uma vasilha retangular de plástico) e um garfo. Se os blocos de gelo ficarem muito duros, não hesite em usar o processador ou o liquidificador como auxílio.













Nenhum comentário:

Postar um comentário