EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

"CORES PARA 2015"

por Alexandre França

Com informações de CECAL, via Eucatex

O Centro de Estudos da Cor para a América Latina (CECAL), com apoio do Comitê Brasileiro de Cores (CBC) e patrocínio da Eucatex desenvolveram uma paleta de cores que representa as tendências para o biênio 2014/2015.

Com nome oficial de Cartela Cecal 2015, o conjunto de cores é formado por 37 tonalidades que estarão em evidência no mercado da arquitetura e construção nesse e no próximo ano.

As cores foram dividas em 4 grandes grupos, que representam as macrotendências identificadas na pesquisa que resultou na cartela.









1.

O primeiro grupo recebeu o nome de Imaginatio.

As cores presentes nesse grupo são destinadas ao público jovem. São tons que representam a atmosfera se tornando mais forte que os personagens da cena.

Cor destaque: Caribe

As tonalidades foram alcançadas através de pesquisas promovidas pelos Comitês. Estudando aspectos sociológicos, culturais, políticos e históricos do comportamento humano e eventos do setor, as cores representam as principais necessidades dos consumidores.


2.

Dulcis é o nome dado ao segundo grupo, com tons pastel e cores que lembram doces. A perseguição pela alegria de viver é o sentimento que representa essa paleta.

Cor dominante o Sulferino, tom de rosa.

A partir deste mês, a Cartela Cecal 2015 estará disponível no E-Colors, sistema tintométrico que prepara as opções de cores que a Eucatex disponibliza.


3.

O grupo Grafitonus é inspirado na nanotecnologia.

As cores desse grupo falam sobre o futuro e sensibilizam os concretistas racionais.

A cor dominante é o Grafite.


4.

O quarto grupo que recebe o nome de Refugium.

É muito inspirado na natureza e nas florestas brasileiras.

Os que gostam de estar em contato com o meio ambiente isolam-se cada vez mais em seus refúgios.

A cor dominante é o Esmeralda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário