EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

terça-feira, 2 de setembro de 2014

"SÉRGIO RODRIGUES, UM DESIGNER BRASILEIRO"

por Alexandre França

com informações de Maria Cecília Loschiavo

Desde ontem o plano espiritual talvez esteja se preparando para ganhar novas formas de se ambientar. Com a partida do designer Sérgio Rodrigues, figura de personalidade marcante e que soube transformar suas inquietações numa obra coerente e reveladora da cultura brasileira.






Sergio é, sem dúvida alguma, uma das mais admiráveis expressões do design em nosso país. O traço coerente e único inscreveu seu nome na história do design do século 20, sobretudo pela criação de uma grande variedade de produtos, dos quais o mais famoso é a Poltrona Mole.



Em algumas peças Sergio Rodrigues conseguiu resgatar o espírito da mobília tradicional e também aspectos do Brasil indígena, fazendo coexistir o Brasil-brasileiro com o Brasil-de-Ipanema, e com o Brasil da industrialização paulista.






O designer lançou-se numa busca permanente de projetos, métodos e materiais para atender adequadamente as necessidades do usuário.






A aproximação de desenho do móvel moderno com certos objetos da cultura brasileira, e a não preocupação com modismos, acentuam o espírito de brasilidade que tanto buscou Sergio Rodrigues. Esses dois fatos foram preponderantes da decisão do júri da IV Bienal do Móvel, Cantu, Itália 1961, premiado com a Poltrona Sheriff entre 400 candidatos de 35 países.



Um comentário: