EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

"PETRA"

por Alexandre França

Com informações de Dean Burgen


“As montanhas gigantes vermelhas e vastos mausoléus de uma raça extinta nada têm em comum com a civilização moderna e nada mais suscitam a não ser contemplação pelo seu valor genuíno: uma das maiores maravilhas da Natureza e do Homem”. Assim é descrita Petra.




Petra, maravilha do mundo, tesouro mais valioso da Jordânia e sua maior atração turística. É uma cidade vasta e singular esculpida na rocha pelos Nabateus, um engenhoso povo árabe que lá se fixou durante mais de 2000 anos e que a transformou num local importante para as rotas da seda, das especiarias e outras rotas comerciais que ligavam a China, a Índia e a Arábia do Sul ao Egito, Síria, Grécia e Roma.





A entrada para a cidade é feita pelo "Siq", um estreito com mais de um quilometro de comprimento, ladeado por imponentes penedos com 80 metros de altura. As cores e as formações rochosas são impressionantes. Uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura esculpida na própria face rochosa de um rosa poeirento e que faz com que tudo a seu lado pareça minúsculo. Foi esculpida em inícios do século primeiro para ser o túmulo de um importante rei nabateu e representa o gênio deste povo ancestral.








Nenhum comentário:

Postar um comentário