EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

quinta-feira, 26 de junho de 2014

"Massagem Terapêutica"

por Diego Alcântara

Com informações de Sara Finote 
(Especialista em Medicina Chinesa)

A massagem terapêutica consiste num conjunto de técnicas manuais ou manipulações com o objetivo de promover o equilíbrio do corpo e a saúde. Esta massagem conduz a resultados físicos evidentes, tais como relaxamento, estimulação e regulação do sistema neuromuscular, favorecendo também a regulação emocional.




A massagem tuina é uma massagem terapêutica baseada nos princípios da medicina tradicional chinesa, com um trabalho específico sobre meridianos e pontos de acupuntura, atuando nos sistemas nervoso, reprodutor, digestivo e circulatório, com benefícios para os tecidos, para a circulação sanguínea e estrutura óssea.



Qualquer pessoa pode e deve fazer massagem terapêutica. A maior vantagem deste tipo de massagem é o fato de ser adaptada à condição e idade de cada um. A massagem terapêutica é um cuidado preventivo pelo que, para manutenção da saúde, deve ser aplicada com frequência em todas as idades, desde o bebê ao idoso. Existem situações específicas - gravidez, lesões ou outras - que requerem cuidados especiais e que devem ser sempre comunicadas ao terapeuta.



A massagem terapêutica é executada de acordo com as necessidades de cada paciente e tem em conta fatores como a idade, estrutura e condição física. Desta forma, há um trabalho específico que promove a melhoria do estado geral de saúde, prevenindo o aparecimento da doença. Para além do trabalho na estrutura física, há também um equilíbrio do sistema emocional, do ânimo e da auto-estima.



Uma massagem terapêutica deve ser feita numa base regular para manutenção da saúde e prevenção de doença. Em situações agudas de dor ou tensão conseguem-se obter inúmeros benefícios, bem como alívio imediato. A massagem terapêutica é também recomendada em situações de doença crônica minimizando o desconforto associado à condição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário