EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 8 de maio de 2014

"TONS DE CORA"

por Alexandre França


Hoje é um dia especial para todos que gostam e acreditam na grande qualidade da produção cultural construída em Uberlândia. À noite será lançando no Teatro Municipal o Filme documentário TONS DE CORA, sobre obra e vida de Dona Cora Pavan Caparrelli. Primeira musicista diplomada de Uberlândia, graduada em São Paulo em Canto e Música, pelo Conservatório Dramático e Musical Paulista.


Dona Cora foi fundadora do Conservatório Estadual de Música, como fundadora dos cursos de ensino superior de Música e Artes Plásticas – mais tarde federalizado e integrado aos cursos da Universidade Federal de Uberlândia.


Minha memória sobre ela sempre foi afetiva. Quando entrei com oito anos de idade para estudar no Conservatório, o espaço que abrigava as aulas ficava situado na Rua Santos Dumont, bem em frente à sua casa (local onde ainda reside). Sempre presente, altiva, líder sem perder a sensibilidade. Dona de uma enorme capacidade de articulação entre politicos, artistas, educadores ...... Nunca me esqueci do dia que fomos à sua casa para comprar um piano que estava lá para ser vendido. Ela se sentou e deu uma "canja" tocando Chopin... deleite suficiente para conquistar meus pais sobre a linda sonoridade daquele magnífico instrumento. É o piano que esta até hoje na minha casa. E mesmo que eu não o utilize com frequencia, ele faz parte da formação da minha identidade cultural e criativa. Parabéns Dona Cora por tudo realizou nesta sua existência e á todos envolvidos neste projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário