EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 23 de maio de 2014

"ONDE ESTÁ A MARGARIDA?"

por Alexandre França

A margarida, flor também conhecida por malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita e outros tantos nomes... faz parte da memória de muitas pessoas. Várias gerações se divertiram com a brincadeira do ”bem me quer/mal me quer”. Seu nome vem do latim margarita, que significa “pérola”. Em inglês é "Daisy", uma aparente alteração da expressão "day's eye" que significa "olho do dia", o que parece ser uma alusão ao fato desta flor se fechar durante a noite e abrir outra vez quando o sol nasce. Apesar de ser uma flor tão frágil, ela se adapta a vários tipos de solo e segundo consta, existe há mais de mil anos.




Existem várias classes de margaridas e muitas flores que são parecidas receberam o mesmo nome, mas as mais populares são as brancas e as amarelas.




Antigamente, a margarida era considerada a flor das donzelas, e ainda hoje simboliza a juventude, virgindade, o amor inocente e a sensibilidade. Também representa a pureza, a paz, a bondade e afeto. Talvez por isso seja tão difícil encontrá-la atualmente nos jardins e áreas verdes. Sinais do nosso tempo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário