EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

"JARDINS PINTURA DE BURLE MARX"

por Alexandre França

Dizer do maior paisagista brasileiro até hoje, é falar de um homem artista, arquiteto, tapeceiro, pesquisador... Pessoa de grande sensibilidade, teve uma vida familiar criativa, cheia de músicos, pessoas ligada à arte, à natureza...





Sua participação na afirmação da Arquitetura Moderna Brasileira foi fundamental, tendo atuado nas equipes responsáveis por diversos projetos célebres. O terraço-jardim que projetou para o Edifício Gustavo Capanema é considerado um marco de ruptura no paisagismo brasileiro. Definido por vegetação nativa e formas sinuosas, o jardim com espaços contemplativos e de estar possuía uma configuração inédita no país e no mundo.





A partir daí, Burle Marx passou a trabalhar com uma linguagem bastante orgânica e evolutiva, identificando-a muito com vanguardas artísticas como a arte abstrata, o concretismo, o construtivismo, entre outras. As plantas baixas de seus projetos lembram em muitas vezes telas abstratas, nas quais os espaços criados privilegiam a formação de recantos e caminhos através dos elementos de vegetação nativa.





Seu domínio de formas, cores e plantas deu a ele o merecido reconhecimento como grande artista do século XX.






Nenhum comentário:

Postar um comentário