EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"SONORA BRASIL"

por Eric Teixeira


O Sonora Brasil é um projeto do Sesc Nacional, que objetiva fazer circular a música brasileira, por diversas cidades do país. Anualmente, duas temáticas são propostas, e cada uma compõe programação mensal de apresentações no formato de concerto, durante o semestre.

Em Uberlândia, a atual edição homenageia Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Os recitais acontecem na Igreja Nossa Senhora do Rosário (Praça da Bicota) e a entrada é sempre gratuita.
  


Em junho, abrindo a programação na cidade, o DUO CANCIONÂNCIAS (Manuelai Camargo/MS e Cyro Delvizio/RS), para violão e canto lírico, fizeram uma belíssima apresentação, executando, com muita qualidade sonora e expressividade, composições de Edino Krieger para poemas de Castro Alves, Ademar Tavares, Henri Muger, Nicolas Guillén, Manuel Bandeira e Carlos Drummond. Afirmo que foi um dos melhores concertos que a cidade recebeu, neste ano.

(“Duo Cancionâncias”. Fonte: facebook/fanpage)

(“Duo Cancionãncias”. Fonte: arquivo pessoal)

Na edição de julho, no início da noite de uma sexta-feira, apresentou-se o octeto de vozes líricas do POLYPHONIA KHOROS, de Florianópolis/SC. O repertório focou as poéticas composições de E. Krieger e outras peças eruditas executadas nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Demonstraram bela e prazerosa arquitetura vocal.

(“Octeto Polyphonia”.  Fonte: facebook/fanpage)

“Octeto Polyphonia”. Fonte: arquivo pessoal)
  
Em seguida, no mês de agosto, o QUINTETO BRASÍLIA, com formação de instrumentos de sopro, realizaram a terceira edição do projeto. Infelizmente, não pude comparecer, mas, considerando o compromisso do projeto com a qualidade técnica e artística dos concertos, bem como o currículo dos integrantes do quinteto, não há dúvida de que foi uma noite de excelente execução sonora.

(“Quinteto Brasília”. Fonte: facebook/fanpage)
  
Finalizando as apresentações da edição temática proposta para o semestre, apresenta-se no dia 30 de setembro, às 19h, na Igreja da Bicota, o QUARTETO BELMONTE, composto por instrumentos de corda (violino, viola e violoncelo), cujos renomados músicos, residentes no Rio de Janeiro, foram reunidos especificamente para participação no Sonora Brasil.

(Quarteto Belmonte. Fonte: facebook/fanpage)

Acompanho o Sonora Brasil há três anos, e considero-o um importante projeto, pela sempre ótima escolha de temáticas, músicos e espaços para realização, e por objetivar a formação de ouvintes da rica música brasileira, em suas diversas manifestações. Ainda dá tempo de participar da última apresentação. Agende-se e prestigie. Em 2014, nova temática, nova programação, mais música e aprendizagem.



Eric Teixeira

Formado e pós-graduado em Letras, pela UFU, é viciado em artes, nas suas diferentes formas e hipóteses de expressão. Procura participar (assistindo e divulgando) projetos e eventos culturais da cidade, na área de música, teatro, artes visuais, dança e literatura. Sente-se poeta na vida, por isso escreve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário