EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

"LIVRO REÚNE OBRAS E ENSAIOS SOBRE A ARTISTA SHIRLEY PAES LEME"

por Cintia Guimarães com press release
“Como crítico, sempre me impressionou o trabalho de Shirley por sua capacidade de, por meio das mais variadas modalidades artísticas, manter vivo um lirismo que reputo tributário de uma sensibilidade repleta de afetividade, típica do interior do Brasil, embora informada e moldada por questões inerentes à arte contemporânea. Suas instalações, vídeos, desenhos e esculturas conjugam o muito antigo ao moderno e ao contemporâneo, e essa simbiose, que dificulta colocar sua produção em algum escaninho fácil, é o que mais me seduz em sua poética.” Tadeu Chiarelli

Tadeu Chiarelli, é Diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, professor doutor e livre docente da Universidade de São Paulo e crítico de arte é o responsável pela organização do livro Shirley Paes Leme, que reúne algumas obras, ensaios e críticas sobre o trabalho de Shirley.
O livro possui textos importantes que pontuam aspectos fundamentais das obras da artista, escritos por críticos consagrados, como Ana Maria Belluzzo, Olívio Tavares de Araújo, Maria Alice Milliet, Marília Andrés Ribeiro, Márcio Sampaio, Michael Asbury, Paula Alzugaray ,Angélica de Moraes, Paula Braga, Luisa Duarte e Daniela Castro, além de ensaios do próprio Chiarelli.
Ana Maria Belluzzo e Tadeu Chiarelli fizerem uma entrevista com a artista, que durou mais de seis horas, mas que foi muito importante para o encaminhamento do livro. Shirley mostrou que seu pensamento é rizomático, e falou sobre sua formação no Brasil e sua experiência nos Estados Unidos nos anos 1980, além de conversar sobre seus trabalhos atuais. Ela fala sobre a participação ativa das pessoas em suas obras, sobre o processo de significação e a experiência e vivencia em seu trabalho, dentre outros assuntos mais abrangentes ou mais específicos em sua arte. Ao fim, encontra-­se uma cronologia dos trabalhos da artista, feita pela Margarida Sant’Anna, que finaliza o livro com uma completa revisão da trajetória de Shirley.
Sobre o livro:
Título: Shirley Paes Leme
Autores: Tadeu Chiarelli, Michael Asbury, Ana Maria Belluzzo, Olívio Tavares de Araújo, Maria Alice Milliet, Marília Andrés Ribeiro, Márcio Sampaio, Michael Asbury, Paula Alzugaray, Angélica de Moraes, Paula Braga, Luisa Duarte, Daniela Castro e Margarida Sant’Anna.
Organização: Tadeu Chiarelli .Preço: R$98,00 Páginas: 256 Formato: 29,5 x 23,50 cm. Acabamento: Capa dura Editora: Alfaiatar -­ selo da Livros de Safra Assunto: Arte contemporânea
O LANÇAMENTO SERÁ HOJE, 13 DE SETEMBRO DE 2013 DAS 19:00 ÀS 21:30, NA CAFETERIA VOZZUCA, RUA CARAJÁS 384, GALERIA YAZO.

Em Uberlândia o livro terá preço especial para professores e estudantes no Valor de R$ 50,00.






Nenhum comentário:

Postar um comentário