EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 18 de julho de 2013

"CHOCOLATES EXÓTICOS"

por Alexandre França


Pensar em chocolate pode ser uma experiência para além do sabor de preferência. Nada de castanha, amendoim ou uva-passa. Quem gosta de sair do tradicional e se aventurar em sabores exóticos do universo dos chocolates pode uni-lo aos mais diferentes – e inimagináveis – ingredientes, como bacon, wasabi, curry e até cerveja.


Ideias de associar bacon ao chocolate criada pela chef carioca Fabíola Correa, surgiram depois que ela conheceu uma confeitaria em Nova York que servia tiras de bacon banhadas em uma cascata de chocolate. Com base nisso, ela torrou o bacon e fez uma espécie de crocante, que é misturado à massa do chocolate. Quando você come, parece amendoim, mas com gosto de bacon.


Para incrementar o portfólio de produtos diferentes, a chef também criou barras de chocolate branco com curry e coco, além de uma que leva wasabi, tempero utilizado principalmente na culinária japonesa, mas usado em quantidade pequena por ser muito forte. A ideia é sentir um ardidinho, mas de forma leve, que atenda também ao paladar de quem não gosta de comida picante.


Outra combinação exótica é a mistura que leva ganache de queijo brie e laranja cristalizada. A aposta em sabores nada comuns não para por aí. Tem ainda o que é preparado com chocolate belga amargo e ganache de cerveja irlandesa tipo Stout. Segundo o chocolatier Daniel Goldberg, a bebida dá um sabor forte ao produto, por ser escura e encorpada.


Apesar de causar estranheza em muita gente, outra ideia que ganhou espaço entre os chefs nesta ano foi misturar o chocolate a ingredientes salgados e que geralmente são usados como temperos. A chocolatier Luciana Lobo, por exemplo, resolveu acrescentar flor de sal em uma de suas receitas. Ela fez a combinação dos delicados cristais que se formam na superfície da água na produção do sal marinho ao caramelo, para rechear um de seus produtos.


Além das delícias cotidianas dos chocolates, vale arriscar novas sensações em doce ousadia culinária.



Um comentário: