EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 17 de maio de 2013

"PINGUINS DE GELADEIRA"

por Alexandre França 



Ter um pinguim em cima da geladeira já foi um hit nos anos 50 e 60, foi brega nos anos 80, saiu de cartaz nos anos 90 e 2000 e agora é Cult e traz charme e identidade para quem os recoloca em seus lares.


Vale pensar de quando e de onde vem essa ideia.


A versão mais conhecida para os pinguins terem escolhido a cobertura dos refrigeradores como habitat natural envolve a marca Kelvinator. A companhia americana, fundada em 1914, tem o nome em homenagem ao cientista britânico Lorde Kelvin, responsável por desenvolver a escala Kelvin de temperatura.


Nos anos 1950, os refrigeradores eram bem diferentes dos atuais. Em lojas de artigos domésticos, eles eram confundidos com grandes armários de louça ou comida. Para deixar claro quais eram as geladeiras, a Kelvinator entregou às vendedoras estatuetas de cerâmica em formato de pinguins. Elas eram deixadas em cima dos eletrodomésticos e chamavam a atenção dos clientes, que pediam para levá-las para casa quando faziam a compra.


Desde 1996, a Kelvinator pertence à sueca Electrolux. Até hoje, está presente principalmente em países de colonização inglesa, como Canadá, Austrália e África do Sul.


Essas informações foram retiradas do Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário