EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 10 de abril de 2013

"CHÁ"


por Alexandre França


Chá, palavrinha pequena e cheia possibilidades. Vai além do ato de preparar uma bebida através da infusão de folhas, flores ou raízes.


Normalmente preparada com água quente, a cada dia recebe mais adeptos passando a ser ingerido gelado, adaptando se ás nossas sempre altas temperaturas.



Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.


Na memória de muitos está ligado á tradição européia, aos nobres, aos gestos de requinte e sofisticação, sendo servido em luxuosas xícaras de porcelana.


Para outros, presente na experiência cultural familiar através do chás caseiros de erva cidreira, camomila, boldo, canela entre tantos.


Hábito alimentar e tradicional em países como a China,o Japão e a Inglaterra ganha cada vez maior visibilidade através da grande quantidade de marcas e sabores disponíveis à preços acessíveis.



No início, o chá era consumido apenas com objetivo medicinal, mas aos poucos passou a ser usado, como bebida, por prazer, depois da refeição, no fim da tarde ou antes de dormir.


É a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água. Quente ou fria, a bebida pode trazer mais do que um momento de deleite.


Há os chás que estimulam o apetite, ajudam a acalmar e os que melhoram a função gastrointestinal.

Um comentário:

  1. Eu não curto muito chás as não ser o chá de mate bem gelado.
    Minha preferências é por bebidas geladas, mas quando tá muito frio, mas muito frio, um chazinho de erva-doce vai bem.

    ResponderExcluir