EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

"PERCEPÇÃO DO ESPAÇO ATRAVÉS DA ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL COLORIDA"

por Anne David, Danilo Borges e Eduardo Cardoso


Através do uso da cor na iluminação artificial, podemos modificar, alterar ou mesmo criar efeitos em um determinado cenário. Estas luzes coloridas, inseridas sobre o plano cênico, possibilitam criar estes efeitos e consequentemente estimular emoções. Mais do que proporcionar sentimentos, as cores podem contribuir para alterar elementos de um espaço cênico sem a necessidade de alterações no plano físico. Ou seja, com a cor pode-se fazer diversas alterações sobre um plano impresso, sintético, ou mesmo tridimensional sem a necessidade de mudança desses elementos. Com isso, ganha-se além dos motivos simbólicos e emocionais: tempo, facilidade de montagem, produção e execução de uma cenografia.



A cor possui uma percepção diferente em cada indivíduo. Seu processo de captação através da retina e avaliação pelo córtex visual produz um estímulo que varia de pessoa para pessoa. Portanto, a cor é uma reação particular e subjetiva, que gera significados psicológicos, sensoriais e emotivos.



Uma determinada cor produz diferentes sensações, seja de movimento, aproximação, distanciamento. A cor azul, por exemplo, tem a capacidade de parecer mais distante que a cor vermelha, pois seu comprimento de onda é mais curto e se “contrai” mais, diferente do vermelho que se expande. Outra sensação que a cor pode passar é a de peso: tons escuros aparentam ser mais pesados. Experiência que pode ser comprovada em um espaço que “amplia” com tons claros ou diminui quando o mesmo se escurece.


Um comentário:

  1. As cores e as luzes fazem toda diferença.
    Foram um avanço na fotografia e nas filmagens.
    E não apenas isto, também para criar ambiente e climas em eventos. Até mesmo em um programinha a dois com a pessoa amada.

    www.cchamun.blogspot.com.br
    Histórias, estórias e outras polêmicas
    https://www.facebook.com/outpolemicas

    ResponderExcluir