EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sábado, 5 de janeiro de 2013

"Cromoterapia"



As cores estão presentes no nosso dia-a-dia. O ambiente em que vivemos, os nossos objetos, a todo o momento estamos sujeitos a escolhas de cores. Elas podem melhorar o nosso astral e até mesmo a nossa saúde. Você já escutou falar da Cromoterapia?

A Cromoterapia é a aplicação das cores em benefício da nossa saúde. Essa prática busca tratar as doenças e os desequilíbrios, por meio da compreensão dos efeitos que cada cor produz na nossa mente e no nosso corpo. A Cromoterapia é realizada com a energia luminosa e os cristais coloridos.

E de onde surgiu essa técnica? Apesar de ter chegado ao Ocidente na metade do século XIX, muitos estudos afirmam que a Cromoterapia já era usada no antigo Egito. Os entendidos do assunto descobriam quais energias faziam falta na aura da pessoa e identificavam as energias com as cores. Havia nos templos um lugar onde as pessoas que necessitavam de energia recebiam raios coloridos, que as ajudavam a recuperar a saúde.

É claro que hoje em dia não é mais assim! A Cromoterapia é feita aliada a um tratamento médico, pois não se pode comprovar que ela tem a capacidade de curar uma doença. O que acontece é uma ajuda para alcançar o bem-estar, devido ao equilíbrio dos aspectos físico, mental e espiritual.

Quando entramos em um ambiente, a cor pode nos agradar ou incomodar. Por isso, é preciso saber o que cada cor representa, para não absorver vibrações negativas. Também podemos perceber que quando pintamos nossa casa, temos a sensação de que as energias estão renovadas e com uma boa vibração.


A Cromoterapia pode ser associada a várias práticas esotéricas, como o Feng Shui, a astrologia e os cristais. As cores utilizadas para a técnica são as sete do espectro solar:

Vermelho: Estimula a atividade mental, revigora a coragem e aumenta a força de vontade. Sua ação ativa a circulação e o sistema nervoso.

Laranja: Incentiva a mente e as novas idéias. Energiza e ajuda a eliminar as gorduras da área localizada.

Amarelo: Estimula o raciocínio e ajuda no autocontrole. Tem ação inspiradora e regenera os ossos.

Verde: Significa esperança e satisfação. Traz força e progresso mental. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Possui ações anti-sépticas, vaso-dilatadoras e relaxante dos nervos.

Azul: Transmite calma e tranqüilidade. Tem ação anti-stress e analgésica. Equilibra o lado espiritual.

Anil: Purifica a corrente sanguínea. Possui ação anestésica e coagulante.

Violeta: Favorece a saúde e transforma as energias negativas em positivas. Acalma o coração, a mente e os nervos. Atua como sedativo dos nervos motores e do sistema linfático. Cauteriza as infecções e as inflamações.


Um comentário: