EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"ÁRVORES DE NATAL"

por André Reis

Me lembro com alegria das árvores que ajudei a minha mãe a montar, galhos de jaboticabeira pintados com tinta spray, decorados com algodão ou com pipoca. Enfeites de vidro fininhos que quebravam só de pegar, lindos guardados com cuidado para o próximo ano em caixinhas bem la em cima no guarda-roupas.

Ainda hoje quem monta a árvore em casa sou eu, mais moderna talvez, mas com o mesmo carinho, hoje pinheiros e bolas de plástico, pisca-piscas de leds de todas as cores.

ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL

Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510.

Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.

fotos André Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário