Por Alexandre França
Em frente á minha casa tem um pé de romã. Fica na rua, foi plantado pela vizinha, tem uns 3 anos, mas vive cheio de frutos e mesmo estando na rua eles resistem ao ponto de maturação. A arvorezinha é muito linda, tem sido podada num formato simpático. Além dos tons de verde claro de suas folhinhas, as pequenas flores vermelho alaranjadas dão uma alegria especial.
Sabia que a romã é uma infrutescência da romãzeira (Punica granatum) e não uma fruta? O seu interior é subdividido por finas películas, que formam pequenas sementes possuidoras de uma polpa comestível.
A importância da romã é milenar, aparece em muitos textos bíblicos e está associada às paixões e à fartura. Os gregos a consideravam como símbolo do amor e da fecundidade. A árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado no ritual do ano novo quando sempre acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora.
Em Roma, a romã era considerada nas cerimônias e nos cultos como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade. Estudos mostraram que a romã pode ajudar a reduzir a pressão arterial e ser utilizada na prevenção de alguns problemas cardiovasculares. Um estudo da Universidade Queen Margaret, na Escócia mostra que o seu consumo leva a um aumento de testosterona que pode variar entre 16 e 30 por cento.
E pra terminar o último post deste ano, o BLOG GIRAGIRAFFA lembra a você de uma simpatia muito comum, mas que vale a pena fazer, pois ajuda na saúde e quem sabe pode aumentar sua sorte, seus amores, seu dinheiro, sua alegria.....
Você deve comer a romã na noite do dia 31 de dezembro, separar 7 sementes que devem ser guardadas na carteira até a próxima passagem do ano.
Acreditar é o começo de TUDO !!!
FELIZ ANO NOVO!!
MUITA PAZ E QUE 2013 SEJA MUITO COLORIDO!!
OBRIGADO POR ESTAREM CONOSCO !!
Sentimento recíproco.
ResponderExcluirhttp://maiseducacaocleonicebragafonseca.blogspot.com.br/