EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

"SUCULENTAS"

por Rejane Paiva - Suiça

Quem nunca se encantou alguma vez na vida com uma suculenta?

Mesmo num simples vaso essa planta tem um charme incontestável.

Só no Brasil são mais de 100 espécies catalogadas. E são fáceis de cuidar: rega semanal, local sem acúmulo de água, com uma boa drenagem  e boa luminosidade.

Então que tal usá-las para compor um espaço verde com um toque de arte?

Isso nem ficaria muito caro, afinal você não precisaria comprá-las todas, e sim  multiplicá-las. Basta um pouco de tempo e paciência até chegar num número suficiente para brincar de fazer arte no jardim.

Ou você acha que plantar um jardim é simplesmente ir colocando as plantas indiscriminadamente em qualquer lugar que tenha um bocado de terra e regar de vez em quando?  Pode até ser, mas também pode ser mais que isso e esse é o grande diferencial que pode mudar o seu prazer de contemplar um jardim. Essa postagem é para lhe dar novas ideias. Por que não jogar com as tonalidades das plantas para criar padrões ou mesmo compor imagens? Veja como essa figura simples foi composta: A tonalidade mais clara é dada por um tipo de suculenta, conhecida popularmente como rosa de pedra, ou planta pedra, fácil de encontrar até na seção de plantas dos supermercados,  nas lojas de flores ou especializadas em jardins.

Ampliando um pouco a área de visão, vê-se as outras plantas que o jardineiro utilizou para obter contrastes de cor.

Nada que não tenhamos algo parecido que nos permita compor vermelhos, castanhos, verdes, cinzas, amarelos, lilazes…

Este jardim fica no castelo de Lunèville, na França. Apesar de na época da foto não se encontrar na sua melhor forma devido às muitas obras de restauro que estavam em marcha, não nos impediu  de reverenciar a arte de seu caprichoso jardineiro.

Claro, nem precisamos um espaço tão imenso para aproveitar boas ideias. Tem um pequeno jardim em casa?  Uma grande floreira? Brinque com isso. Só é preciso ter o cuidado de juntar num mesmo local plantas que gostem de quantidades de água e luz semelhantes. Até mesmo num apartamento ou num canto do seu local de trabalho dá para ter um pequeno quadro com suculentas.

Quadro de suculentas
Veja aqui como construí-lo.

As suculentas podem ser uma inspiração! Seja num pequeno vaso em sua mesa de escritório, num painel na varanda, num verdadeiro jardim,… não importa. O interessante é fazê-lo seu, com o seu toque especial e sua criatividade na escolha das espécies e cores.



2 comentários:

  1. Acho que no jardim da minha tia tem da roxa. :)
    São bonitas mesmo, mas não sabia que a variedade era tão grande. Show!

    ResponderExcluir
  2. Que linda ela =]
    Parabens pelo blog!
    seguindo >.<
    beijos
    me visita
    http://maristelasaldanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir