EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

sábado, 13 de outubro de 2012

"Dia da Criança"


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. 
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Em outros países:

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Nova Zelândia, o Dia da Criança é sempre o último domingo de outubro. A cada ano, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear. A Turquia celebra o Dia das Crianças no dia 23 de abril. Assim como no Brasil, as crianças passeiam com seus pais e ganham presentes. Na Índia, o Dia das Crianças é no dia 14 de novembro, e serve também para comemorar o aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia quando o país se tornou independente do Reino Unido. A comemoração mais “diferente” é a do Japão. No dia 5 de maio é celebrado o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. O Japão também comemora o Dia das Meninas (Hina Matsuri). A data é celebrada no dia 3 de março e os japoneses aproveitam para rezar e pedir felicidade e saúde para as meninas de suas famílias. Nessa ocasião, as casas onde moram meninas são enfeitadas com um conjunto de bonecas que representa a corte imperial. 

- Alemanha - 20 de setembro
- Argentina - segundo domingo de agosto
- Canadá - 20 de novembro
- Colômbia - último sábado de abril
- Equador - 1 de junho
- Estados Unidos da América - 3 de junho
- Hong Kong - 4 de abril
- Índia - 14 de novembro
- México - 30 de abril
- Moçambique - 1 de junho
- Paquistão - 20 de novembro
- Paraguai - 16 de agosto
- Portugal - 1 de junho
- Romênia - 1 de junho
- Rússia - 1 de junho
- Turquia - 23 de abril
- Uruguai - segundo domingo de agosto
- Venezuela - terceiro domingo de agosto.

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Declaração dos Direitos das Crianças
1. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
2. Toda criança deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.
3. Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Toda criança tem direito à alimentação e a atendimento médico antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à mãe.
5. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm direito à educação e a cuidados especiais.
6. Toda criança tem direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7. Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer.
8. Toda criança tem direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
9. Toda criança deve ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
10. Toda criança tem direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.


Um comentário: