EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Ready to Eat (Pronto para Comer)"

por Ewaldo Chiang

Imaginem um belo pão francês acabado de sair do forno... Colocando-o de lado, verá que está saindo aquela "fumacinha" quente.... Dá água na boca né? Pois é, o melhor momento para se degustar (por que não dizer, se deliciar) um alimento, é quando ele acabou de ser feito. Até um arroz fica gostoso quando foi feito há pouco tempo. Além do paladar, todos os nutrientes e vitaminas do alimento se mantem puros e consequentemente são mais benéficos à nossa saúde.

Se for você for um cozinheiro ou chef, ou mesmo iniciante na arte culinária e fizer algo com "amor e carinho" (fazer com o esmero) vai ficar mais gostoso ainda.

Ultimamente tenho almoçado muito em casa. Vou ao supermercado com bastante frequência. Procuro comprar legumes, vegetais e carnes bem fresquinhos mas é preciso saber os dias que chegam nas estantes. Além disso é necessário selecioná-los. Nem todo mundo pode fazer isto ou mesmo almoçar em casa, ainda mais com a correria do dia-a-dia.

Com esta necessidade surgiram então os "self-service" (restaurante com serviço de balcão) com suas opções quentes e frias. Hoje a oferta deste tipo de alimentação é muito grande. Com isso as pessoas ganharam muito em comodidade, mas perderam em qualidade. É só pensar naquele pão francês que acabou de sair do forno. Depois de um tempo ele perde a crocância, a temperatura e consequentemente fica "envelhecido".
Tá certo, você não tem tempo pra almoçar... e a única opção para se alimentar decentemente é num self-service. Paciência. Chegue então cedo. O melhor horário para ir nestes lugares é quando eles acabaram de colocar os pratos nos balcões e o pior; quando eles já estão quase fechando. Você não pode almoçar em casa e nem chegar cedo num self-service? Então peça A La Carte.



2 comentários:

  1. Hum.... Um churrasquinho com macarrão cairia muito bem.... Prefiro pratos que a gente escolhe...

    ResponderExcluir
  2. Bacana o post... Os alimentos são mesmo melhores quando ainda estão quentes... Recém preparados...

    ResponderExcluir