EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

“O MAIOR CASTELO DO BRASIL”


por André Reis.


Com sua construção iniciada em 1938 o Grande Hotel Termas de Araxá só teve sua inauguração realizada em 1944, devido à grandiosidade do projeto, pelo então presidente da república Getúlio Vargas e o governador de Minas Benedito Valadares.


A beleza e exuberância do hotel são de tirar o fôlego. Os jardins e todo o projeto paisagístico foram criados pelo famoso pintor e paisagista Roberto Burle Marx. O estilo arquitetônico é o mesmo encontrado nas antigas construções coloniais da América espanhola em países como Colômbia e Venezuela. Suas paredes são revestidas com barro avermelhado, simbolizando simplicidade. Internamente, o Grande Hotel e Termas de Araxá seguem o estilo neoclássico, com colunas, capitéis e arcos.


O projeto inclui restaurantes, bares, um cinema e um cassino, mas esse último teve as atividades encerradas com a proibição do jogo no Brasil pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1946.

O hotel está integrado as Termas de Araxá por uma galeria suspensa, decorada com afrescos de paisagens e de pontos turísticos do estado, as Termas se destacam pela grandiosidade de sua arquitetura.


O projeto arquitetônico das Termas do Grande Hotel de Araxá recebe a presença do número oito de forte apelo na cultura oriental, o número do infinito, que pode ser visto representado em todos os ambientes: são oito entradas de banho, oito afrescos, oito vitrais, oito painéis, oito colunas e oito pontas na mandala.


O Grande Hotel Termas é um local não só de tranqüilidade e bem estar, mas também rico de história, cultura e conhecimento.


Em 2010, o Grande Hotel e Termas de Araxá passa a ser administrado pelo Grupo hoteleiro Tauá, passando o local a ser chamado comercialmente de Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá.


fotos por André Reis

2 comentários:

  1. Muito boa a matéria, já estive ai nesse Hotel é lindíssimo com certeza !

    ResponderExcluir
  2. ola gostei muito da materia.
    Tive o prazer de conhecer esse lugar, e adorei toda a sua historia...
    Vale a pena conhecer!

    ResponderExcluir