EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

domingo, 1 de julho de 2012

"NOITE SACRA"


por Danilo Zei.


No dia 19 de junho às 19h30min Uberlândia foi presenteado com um belíssimo recital de música sacra. O recital aconteceu na Paróquia Divino Espírito Santo do Cerrado e contou com as vozes dos alunos do curso da área de canto do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Caparelli e graduandos do curso de música da UFU. 


A Paróquia Divino Espírito Santo do Cerrado foi fundada em 06 de outubro de 1985, por Dom Frei Estevão Cardoso de Avellar, sendo uma obra da arquiteta Italo-brasileira Lina Bo Bardi.


Quem visita a paróquia viaja no tempo. As paredes rústicas com os pequenos quartos nos transporta ao estilo de vida simples dos franciscanos. Sua arquitetura é marcante; a diocese, o salão paroquial e a torre são construídos em forma de círculos, com pequenos tijolos em sua cor natural.


O altar é construído com fortes troncos adornados de longas tiras de tecidos coloridos, que são trocados de época em época de acordo com a celebração da igreja. As telhas estão a vista assim como a armação que as sustenta, dando um ar rústico e numa palheta de tons de marrom e bege significando a fé Cristã do povo do cerrado. No centro da diocese há um jardim rodeado de janelas de madeiras com uma pequena fonte. A Paróquia é tombada pelo patrimônio histórico estadual.



No recital foram apresentadas obras de importantes compositores da música; Haendel, Purcell, Bach entre outros.

A primeira obra apresentada “Cantate Domino” (Oratório Judas Macabeus), de G.F. Haendel, foi apresentada por dez vozes refinadas: David Gonçalves, Davi Faris, Idalmo Lara, Lúcia França, Maria Benigna, Miriã Morais, Sandra Zumpano, Vânia Alvim, Virgínia Marques, Viviane Pereira, acompanhada pelo competente pianista Ernane Machado.


De grande prestigio foi também a obra de Remondi “O Sacrum Convivium” executada pelos ricos timbres das vozes de Marielle Peixoto, Miriã Morais, Thiago Vaz e Luiz Henrique; um momento de grande meditação e elevação espiritual.


Foi uma noite para os apreciadores da arte arquivarem em sua memória. Fragmentos de historias traduzidos pela música e pela arquitetura, que se movimenta graças ao trabalho dos artistas locais que se esforçam em manter nosso patrimônio cultural vivo.


Paroquia Divino Espírito Santo do Cerrado: Av dos Mognos, 355 – Bairro Jaraguá. Uberlândia/MG

Sugestões:



Um comentário: