por Alexandre França
Com informações de Arte Mosaicos
Antoni Gaudí foi um dos maiores representantes do modernismo na Espanha. Estudou arquitetura em Barcelona onde deixou a maioria de suas obras. Desde suas primeiras realizações, mostrou interesse por um dos princípios formais importantes da nova corrente: a unidade do objeto artístico e os laços entre o artista e o artesão. Gaudí parte de uma concepção globalizada da arquitetura - ela não é unicamente estrutura, integra também ornamentação.
Quando criança, teve reumatismo e acabou ficando impossibilitado de participar das brincadeiras com outras crianças. Por esse motivo, passava muitas horas de seu tempo livre observando os animais e plantas, o que lhe fez adquirir um censo muito aguçado sobre os princípios do naturalismo. A esse respeito, Gaudí escreveu: " A linha reta é uma invenção do homem, a natureza não nos apresenta nenhum objeto monotonamente uniforme".
Apesar das formas orgânicas terem sido sua maior fonte de inspiração, Gaudí também buscou estímulos na arte gótica, nos livros medievais e na arte árabe. As primeiras obras de Gaudí são as mais influenciadas pelo estilo mourisco, sendo o mosaico um elemento bastante frequente na sua decoração de ambientes internos e fachadas. Suas principais realizações foram: A Casa Vicens, Palácio Guell, Parque Guell, Casa Batlô, Casa Milá, Palácio de Astroga, Casa de Los Boines.
O Parque Guell, situado em Barcelona, é um reflexo da plenitude artística de Gaudí. Pertence a sua etapa naturalista datada na primeira década do século XX, período no qual o arquiteto aperfeiçoou o estilo pessoal, inspirando-se nas formas orgânicas da natureza, pondo em prática uma série de novas soluções estruturais, com grande liberdade criativa e imaginativa criação ornamental.
Os mosaicos do Parque Guell, são de excelência e grande riqueza artística, conjugam estrutura e arte harmonicamente, propondo forma e estética de maneira impecável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário