EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"ORGANIZANDO AS IDEIAS"

por Alexandre França

Com informações de Universia Brasil

A organização parece um sonho distante para muitas pessoas. Elas se tornaram, gradativamente, as próprias vítimas de sua falta de disciplina e capacidade de planejamento. Esse problema pode ocorrer em diferentes áreas. Você pode, por exemplo, ser um ótimo aluno, mas ter todos os seus materiais ou quarto completamente bagunçados, ou ter uma ótima organização de seu espaço de trabalho ou convivência, mas nenhum controle sob suas tarefas.


1. Elimine o supérfluo e o excesso

Quanto menos você tem (tarefas, objetos, problemas), menos você precisa organizar. Quando você começa a reduzir aquilo que possui para apenas o realmente necessário, então será presenteado com a simplicidade de menos coisas para se preocupar e organizar.


2. Reduza suas compras

Muitas pessoas usam as compras como passatempo e acabam adquirindo novas coisas sem motivo nenhum. Escolha as prioridades de seu dinheiro, como uma poupança para viagem ou uma nova casa, e não deixe que objetos desnecessários tomem o lugar daquilo que é realmente importante.


3. Cada coisa em seu lugar

Depois de separar aquilo que é realmente necessário e estabelecer suas prioridades financeiras, é hora de organizar o que você possui. Seja qual for a área a ser arrumada (escritório, materiais acadêmicos ou em casa), distribua os materiais em categorias e utilize um critério específico para armazenar cada uma no local mais apropriado.


4. Pare de utilizar papel

Pode demorar um pouco para se acostumar, especialmente se você é o tipo de pessoa que gosta de pequenos bilhetinhos para cada anotação importante, mas parar de utilizar papel é uma ótima solução, não apenas para sua organização, mas também para a sustentabilidade do planeta.


5. Desenvolva hábitos positivos

Rotinas estabelecidas por hábitos positivos ajudam você a manter a organização em dia, com motivação e disciplina.


6. Use uma lista de tarefas

Cada um sabe qual é a melhor maneira de se organizar: com agendas, listas ou cronogramas, etc. Você também pode utilizar notas autocolantes na geladeira ou espelho, aplicativos para celular e alarmes no celular.(Assim economiza papel)


7. Planeje e evite o estresse

Um calendário também uma ótima maneira de se organizar e evitar a descumprir prazos ou outros imprevistos.


8. Organize seus pensamentos

Escreva tudo aquilo que você está pensando, especialmente aquilo que deve ser feito com mais urgência, e organize sua mente internamente para conseguir organizar suas coisas externamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário