EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

"Latas"

por Alexandre França

Latas são objetos que sempre me fascinaram. Me lembro com clareza das existentes na casa da minha avó quando criança.





Aquelas de bolacha que iam sendo usadas para guardar arroz, feijão, doces, quitandas... As imagens eram sedutoras: paisagens, datas festivas, flores, ou até locais e palavras em outras línguas que mesmo sem entender seus significados eram capazes de nos transportar para outros lugares.




Essas “caixinhas de surpresa” sempre estão lá, quietinhas a guardar pequenos pertences, objetos que não podem ser esquecidos e até alguns segredos.... Se tratadas com o mínimo cuidado, podem ser capazes de envelhecer com a gente. Talvez oxidem as bordas, descasquem as pinturas, assim como nós mesmos, mas fortes o suficiente para se manterem em suas essências.







Tenho uma pequena coleção delas: algumas antigas, outras “bem“ antigas, alguns pequeninas, listradas, estampadas, e outras moderninhas. Não importa se de origem utilitária ou decorativa acabam por me seduzirem: latas de azeite, manteiga, sabão em pó ou panetone...


Algumas latas até já ganharam status de arte, como a da sopa Campbell’s pintada à exaustão pelo artista da Pop Art americana Andy Warhol. Você tem alguma latinha de estimação?


Nenhum comentário:

Postar um comentário