EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

"JABUTICABAS, ploquet pluft nhoque"

por Alexandre França


Com informações de Solange Ventura

Ontem, meu entardecer foi cheio de delícias, ganhei jabuticabas fresquinhas vindas da fazenda. Que gostoso chupar aquelas bolinhas cheias de um néctar muito doce e ao mesmo tempo suave. Não importando se grandonas ou pequenas, trazem em si o prazer de explodirem dentro de nossa boca, causando sensações de alegria e prazer. Se estão geladinhas então.... nossa, nos esquecemos do tempo.





A jabuticaba é grande aliada da saúde e até do emagrecimento, já que é pouco calórica. Essa frutinha típica da Mata Atlântica é cheia de benefícios e propriedades, pois possui vitaminas do complexo B e vitamina C sendo rica em cálcio, fósforo e ferro. As frutinhas ainda possuem a antocianina, um antioxidante poderoso que ajuda a combater o envelhecimento e o estresse. Vale lembrar que 100 gramas de jabuticaba possui apenas 58 calorias.





Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou a eficácia da jabuticaba na prevenção e tratamento de algumas enfermidades, como o câncer de próstata e a leucemia. De acordo com a pesquisa, os compostos presentes na casca da jabuticaba reduzem em até 50% a produção de células cancerígenas no organismo. “É na casca, inclusive, que está a maior concentração de antocianinas, por isso o indicado é consumir a fruta com a casca em sucos”, afirmam os pesquisadores.





Senão tiver a oportunidade de chupar algumas por esses dias, se delicie com essa alegre canção sobre as jabuticabas feita para a primeira versão do “Sitio do Pica Pau Amarelo” em 1977.




Nenhum comentário:

Postar um comentário