EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

terça-feira, 19 de agosto de 2014

"MUSEU NACIONAL DO ÍNDIO AMERICANO"

por Sueli Chibli - New York

O Museu Nacional do Índio Americano é o primeiro museu nacional dedicado a preservação, estudo e exposição da vida, língua, literatura, história e artes dos nativos americanos.

Fundado em 1989 com o intuito de estimular a expressão artística contemporânea dos povos indígenas. As coleções abrangem todas as principais áreas de Cultura das Américas incluindo América do Sul, Caribe e Canadá.

O prédio onde está o museu foi a casa Aduaneira do Porto de Nova York (Alexandre Hamilton US Custom House).

Em 1899 o governo convidou vinte arquitetos para apresentar projetos para a nova casa. O projeto escolhido foi de Cass Gilbert. A obra iniciou em 1900 e concluiu em 1907. 


Uma grande estrutura de sete andares e 450 mil metros quadrados ocupa três quarteirões bem ao sul de Manhattan. O exterior apresenta 44 colunas cada uma decorada com a cabeça de Mércurio, o deus romano do comércio.


Em grandes pedestais na entrada do edifício figuras femininas representam a América, Ásia, Europa e África, esculpidas por Daniel Chester French.




Conchas, criaturas marinhas e os sinais do mar estão por toda parte no interior do prédio.



Arcos e colunas monumentais destacam a simetria do grande salão onde num imenso balcão elíptico funcionava a alfândega.





Suspensa no teto uma clarabóia de 140 toneladas e vários murais pintados ao redor da cúpula, representando os primeiros exploradores da América no porto de Nova York. Esses murais foram pintados por Reginald Marsh em 1937. As várias galerias de exposições do museu ladeiam o imenso salão principal.





Um grande acervo de objetos e arte indígena, além de exposições temporárias, cinema e vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário