EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 23 de abril de 2014

"VIVA JORGE"

por Alexandre França


Hoje é dia de festa no céu. Aniversário de Jorge, guerreiro santo. Comandante de um exército de fiéis, ultrapassou suas conquistas para além das religiões e crenças. Sua força expande se pelos tempos e meios. Antigo mártir contemporâneo carrega as chagas atuais e se apresenta silencioso incorporado em nosso imaginário a nos proteger.

Veja alguns exemplos de como a cultura pop mundial nos torna próximos. E veja/ouça sua oração na voz de Pedro Bial.

Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben, interpretada também por Caetano Veloso, Fernanda Abreu e pelos Racionais MC's.


Na música "Alma de guerreiro", de Seu Jorge, São Jorge é citado. A música foi tema de abertura da telenovela Salve Jorge, de Glória Perez, que teve como tema São Jorge.

Existe um romance sobre São Jorge criado pelo escritor italiano Tito Casini chamado Perseguidores e Mártires (no Brasil, editado pelas Edições Paulinas, por volta de 1960). No livro, São Jorge é retratado como o verdadeiro paladino da Capadócia que, apesar de ser perseguido pelo tirano imperador Diocleciano, manteve-se fiel ao Império Romano, mas também a Cristo e se recusou a contrair alianças com o genro do imperador, Galério, que pretendia ter o apoio do conde da Capadócia para liderar um golpe contra Diocleciano, o que o santo militar recusou terminantemente.

A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the Blade", no álbum Powerslave.


A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.

Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.

Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram em homenagem ao santo a música "Medalha de São Jorge", que foi gravada pela Cantora Maria Bethânia em 1992.


São Jorge é o Santo Padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro e dos escoteiros.


Na série animada Ben 10: Supremacia Alienígena, São Jorge aparece como Sir George, o fundador da facção secreta dos Cavaleiros Eternos. O dragão derrotado por ele também aparece como o alienígena Diagon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário