EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

"PRECISAMOS DE ÁRVORES URGENTEMENTE"

por Alexandre França

A árvore lá de casa era a menina da rua. As outras, todas senhoras, já botavam respeito quando lá fomos morar. De dez sibipirunas restaram uma grandona e a nossa, hoje de meia idade, assim como eu. Dá gosto chegar em casa e ter aquela sombra pro carro, de poder apreciar suas cores e trocas de folhas, flores, fortalecimento de tronco e raízes. Não é preciso muita sensibilidade para nos identificarmos com elas e nos reconhecermos em vários aspectos. Uma árvore pode nos dizer mais que muitos celulares, facebooks e afins juntos..... temos tampado os olhos, os ouvidos, os narizes, as mãos... para elas. Chega de tanto cimentinho e de achar que progresso é só isso.

Considere pelo menos esses itens levantados por entidades ambientais:

· Árvores aumentam o sombreamento, reduzindo a sensação de calor e da poluição do ar. A poluição afeta a saúde, provocando tosse, dor de cabeça e irritação dos olhos, garganta e pulmões. As árvores retiram partículas da atmosfera que causam tais sintomas.

· Em relação aos ruídos é possível observar a diminuição que as árvores propiciam. Elas formam um tipo de parede que dificulta a propagação de sons. Cercas vivas estão sendo muito utilizadas hoje em dia para criar ambientes mais silenciosos e aconchegantes, além de contribuírem para a beleza visual!

· Além de decoração, as árvores podem fazer parte de planejamentos urbanos que se sirvam para melhorias na qualidade ambiental, considerando aspectos sanitários e econômicos.

Com esse mundo cada dia mais quente, está na hora (ou passando da hora), de plantarmos mais árvores.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário