EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

"ESTAMPAS DE 2014"

por Alexandre França

Um mês já passado do início do ano, vai ficando bem evidente nas ruas e vitrines as estampas que tomaram conta da moda cotidiana. Num processo que tem uma longa cadeia produtiva que vai dos designers, indústrias, fornecedores de matérias, confecções, e tantos outros até chegar em nosso guarda roupa. A pluralidade do mundo contemporâneo permite que várias tendências se coloquem ao mesmo tempo, como que tentando abranger o maior número possível de consumidores. São muitas as tribos, muitos os bolsos, muitos os valores..... No Brasil, as coleções de verão duram muitas vezes o ano todo devido ao nosso cada vez mais quente clima. Além de cada vez mais pessoas gostarem de customizar suas roupas, ainda vemos muita gente usando imagens dentro de um mesmo contexto. Seguem algumas bem evidentes.

· Estampas tropicais – Flores e frutas


Fundos escuros, imagens em grandes proporções

· Geometrismos


Traços retos e grafismos geométricos em cores fortes,de formas geométricas desconexas até mosaicos simétricos. As linhas também estão presentes nas listras multicoloridas.

· Azulejos


Da decoração para as roupas, nossas heranças portuguesas gerando imagens com gostinho de memória

· Estampas de animais


Para quem gosta, as estampas de bicho continuam em alta, principalmente na versão carinha dos animais. O rosto dos bichinhos voltam com muita força.


Nenhum comentário:

Postar um comentário