EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"A OBRA DE FRANS KRAJCBERG"

por Alexandre França

Com informações de Mercado Arte


A obra de Frans Krajcberg, polonês radicado no Brasil, reflete a paisagem brasileira, em particular a floresta amazônica, e a sua constante preocupação com a preservação do meio-ambiente. Antes de toda a defesa da causa ecológica tão evidenciada atualmente, Frans já fazia denúncias de depredações e desmates desde os anos 70.



O artista, ao longo de sua carreira, mantém-se fiel a uma concepção de arte relacionada diretamente à pesquisa e utilização de elementos da natureza.


Atualmente Frans Krajcberg dedica-se mais à fotografia, mas durante sua carreira preocupou-se em denunciar as queimadas e o desmatamento no território brasileiro, especialmente no Pará e na Amazônia. Também denunciou a exploração de minérios em Minas Gerais, além de defender as tartarugas marinhas que buscam o litoral do município de Nova Viçosa (onde o artista reside) em seu período de desova e as baleias jubarte que visitam o mesmo local anualmente.




O trabalho desenvolvido por Frans Krajcberg, além de ser um olhar bastante poético, especialmente sobre a natureza, propõe uma reflexão sobre as principais questões ecológicas.



Ter contato ao vivo com a obra desse artista me causou enorme impacto. A escala, o cheiro, as formas trazem um alerta de imediato posicionamento de cada um de nós frente a preservação do nosso mundo.




Quem se interessar pode assistir a um documentário produzido por Paula Saldanha e Roberto Werneck sobre ele.

Segue o video:



Nenhum comentário:

Postar um comentário