EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

"SORBET, DELÍCIA GELADA"

por Alexandre França

Com informações de Olegário M.de Souza


Sorbet é uma delicia gelada feita à base de frutas. Poderia ser um irmão do sorvete, com algumas diferenças: é preparado com água e não contém gorduras. Os sorbets são lights por excelência e ideais para quem não quer ganhar peso.


A história do sorbet remonta à Europa, cerca de 500 A.C., época em que o vinho começou a ser misturado à neve das montanhas. Mas foram os chineses, utilizando algas marinhas, os primeiros a encontrar uma forma de manter o suco de frutas gelado e endurecido.


Diferentemente do sorvete, os sorbets são indicados para compor a refeição. Os franceses costumavam servir o sorbet como um entrepratos. Entre um prato e outro, um sorbet para limpar o paladar.


Nada calórico, muito saboroso e totalmente refrescante. O sorbet é uma receita que cai bem a qualquer hora. Principalmente nos dias mais quentes.


O sorbet é realmente simples. Uma receita preparada basicamente de gelo, suco de fruta e açúcar. Pode ser preparado com todo tipo de frutas. Seguem algumas receitas.


Sorbet de limão, lima e hortelã

Ingredientes

.1kilo de açúcar
.550 ml de água
.raspas e suco de 10 limas
.raspas e suco de 5 limões
.1 maço de hortelã fresco
.1 clara

Rendimento: 8 porções

Modo de preparo

Coloque o açúcar e a água em uma panela, mexa até ferver e espere engrossar por aproximadamente 5 minutos. Tire do fogo e deixe esfriar. No liquidificador, coloque a calda fria, a clara, os sucos e bata por 1 minuto. Desligue, acrescente a hortelã picada, as raspas e misture manualmente. Coloque a massa em um pote, revestido de plástico, deixando 1/3 de espaço livre para crescer. Feche com o plástico, tampe e coloque no congelador.

Dica: um sorbet leva aproximadamente 2 horas para ficar pronto. Gire o pote a cada 1/2 hora, para facilitar o processo.


Sorbet de lima-da-pérsia com cachaça

Ingredientes

.1 litro de suco de lima-da-pérsia
.1 xícara (chá) de cachaça
.2/3 de xícara (chá) de açúcar
.3/4 de xícara (chá) de suco de limão

Rendimento: 10 porções

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma tigela rasa e leve ao congelador por no mínimo seis horas. Minutos antes de servir retire a mistura do congelador e raspe com uma colher ou garfo. Sirva em taças.


Abacaxi em Calda com Sorbet de Limão

Ingredientes

1 abacaxi
250 ml de água
150gr de açúcar
1 pau de canela
1 limão
1 colher de café de aroma de baunilha
1 cálice de vinho do porto
sorbet de limão
folhas de hortelã para enfeitar

Modo de preparo

Faça uma calda com a água, o açúcar, o sumo de limão e a sua casca, o pau de canela, o aroma da baunilha e o vinho do porto.

Leve ao lume durante 15 minutos. Reserve.

Descasque o abacaxi e corte-o em rodelas finas. Disponha depois as rodelas num prato fundo e cubra com a calda previamente preparada. Leve ao refrigerador de um dia para o outro ou durante algumas horas.

Na hora de servir, distribua 2 rodelas pelos pratos e cubra com um pouco de calda. Coloque por cima do abacaxi uma bola do sorbet de limão e enfeite com umas folhinhas de hortelã.

Sirva de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário