EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

"BORDADOS DA FAMÍLIA DUMONT"

por Alexandre França

Dia desses tive o prazer de ao entrar em uma loja de presentes e decorações encontrar peças lindas e até emocionantes. Eram vestidos, tecidos, paninhos, brinquedos, mantas....todos bordados com imensa poesia. Desenhos que davam vontade de serem vistosa por muito tempo. Delicados, coloridos, com cheiro de memórias boas... Já tinha noção de que eram os criadores: o grupo Matizes Dumont, formado por seis artistas de uma mesma família de Pirapora, Minas Gerais, e é composto pela mãe Antônia e cinco filhos: Ângela, Marilu, Martha, Sávia e Demóstenes.






Sua trajetória passa pelas peças utilitárias, e com o tempo foi criando novos rumos. Descobriram sua própria linguagem de criar outros bordados, que iam se transformando em telas que ilustravam histórias, e hoje chegam em forma de livros para todas as idades. Ilustraram obras de grandes autores brasileiros, como Jorge Amado, Ziraldo, Manoel de Barros, Thiago de Mello, Rubem Alves, Carlos Brandão, Tetê Catalão...






Dedicam se às artes plásticas e a desenvolver imagens bordadas que se transformam em ilustrações de livros, à arte-educação, a projetos de mobilização social por meio da arte.






Na fala deles: “A vida vivida é o fio da meada que ao longo de tantos anos nos liga e nos possibilita criar, fazer com as mãos, com a emoção e com a alma a nossa arte. Fizemos uma opção de arte que tem como eixo a linha da imaginação solta – “que nosso imaginário nos guie é o que falamos para nós mesmos cada vez que iniciamos um projeto.”





Confira as imagens e mais informações no site:



Nenhum comentário:

Postar um comentário