EDITOR CHEFE : Alexandre França
EDIÇÃO E FOTOS EXCLUSIVAS : André Reis
ILUSTRAÇÕES : Elizabeth Shimaru, Hélio de Lima
COLABORAÇÃO : Vânia Beatriz A. Vilela

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"BOLO PELADO DE PANETONE COM BRIGADEIRO BRANCO (reaproveite o que sobrou do natal !)"

por Alexandre França


A ceia natalina reúne diversos pratos em porções sempre exageradas e, embora a comilança seja intensa, as sobras são inevitáveis. Com um pouco de criatividade, no entanto, ao invés descartar o que sobrou, é possível reaproveitar esses alimentos em novas receitas sem perder o glamour de um prato novo.

Segue uma receita do confeiteiro Alex Coelho publicada na Veja São Paulo ensinando a preparar um bolo pelado com o tradicional quitute natalino.

(Para quem não sabe, ”bolo pelado” são esses sem cobertura ou revestimento externo. São hoje uma grande tendência no mundo dos bolos e confeiteiros).

Utensílios

· Fôrma redonda de 20 centímetros de diâmetro por 7 centímetros de altura

· Fôrma redonda de 15 centímetros de diâmetro por 7 centímetros de altura

· Disco de isopor ou de papelão com 15 centímetros de diâmetro

· Sacos plásticos próprios para freezer

· Peneira fina

· Prato de bolo decorativo

Ingredientes

Massa

· 2 panetones tradicionais de 500 gramas

· 1 panetone tradicional de 750 gramas

Brigadeiro branco

· 3 latas de leite condensado

· 60 gramas de manteiga sem sal

· 150 gramas de chocolate branco picado

Decoração

· 50 gramas de açúcar de confeiteiro

· Flores naturais e/ou enfeites natalinos

Modo de preparar

Brigadeiro

Derreta a manteiga em uma panela e acrescente o leite condensado e o chocolate branco picado. Mexa lentamente em fogo baixo até obter o ponto de creme. Esta textura você consegue logo após o início da fervura. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem

Forre a forma redonda de 20 centímetros de diâmetro com um saco plástico próprio para freezer. Cubra a base e a lateral, deixando uma sobra nas bordas que permitam cobrir a massa por cima, após o término da montagem. Faça o mesmo com a forma menor, de 15 centímetros. Pique os dois panetones de 500 gramas. Disponha alguns pedaços, um ao lado do outro, no fundo da fôrma de 20 centímetros até que ele esteja completamente forrado. Pressione esse panetone com os dedos para que fiquem achatados na assadeira. Em cima da massa, disponha uma camada generosa de brigadeiro branco, com 2 a 3 centímetros de altura. Espalhe o recheio com uma colher ou espátula até igualar a altura. Alterne camadas de massa e recheio até preencher toda a fôrma. Repita o mesmo processo de montagem para a assadeira menor, de 15 centímetros de diâmetro. Nesta etapa, você usará todo o panetone de 750 gramas. Cubra as assadeiras com a sobra do plástico e leve para geladeira por 4 horas. Retire as fôrmas da geladeira para desenformá-las. Vire a assadeira maior em um prato de bolo de sua escolha e puxe com delicadeza a assadeira, sempre segurando o plástico para que a massa desça sobre o prato. Desenforme o bolo menor em cima de uma base reta de isopor ou papelão. Reserve. Antes de sobrepor os andares de bolo, você precisará criar uma estrutura simples de sustentação para que o bolo maior consiga suportar o peso do bolo menor quando montados. Para isso, pegue um rolo vazio de papel alumínio, corte na altura do bolo maior e encape com um pedaço do próprio alumínio. Encaixe o rolo encapado no centro do bolo maior. Para isso, retire com uma faca um pouco de massa do centro do bolo maior. Sobreponha então os bolos cuidadosamente. Para decoração, polvilhe açúcar de confeiteiro com auxílio de uma peneira fina. Decore o topo do bolo menor a gosto, usando flores naturais ou enfeites natalinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário