EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

"ARTE E CRIANÇA – VENHA VISITAR ESTA EXPOSIÇÃO"

por Alexandre França

Que a Arte é transformadora todo mundo sabe. E essas mudanças em sua maioria são muito prazerosas. Essas experiências são capazes de nos tirar do lugar comum. De ampliar nossos olhares e multiplicar nossas relações. Hoje à noite, abre na Galeria da CASA DE IDEIAS, uma exposição dos trabalhos de crianças e pré-adolescentes que gostam de arte. Vou dizer um pouquinho sobre eles. Começando por duas garotas que são como parte da casa. Lais e Larissa que estudam aqui desde pequeninas. Cada uma a seu jeito conseguiu desenvolver de forma intensa excelente nível de percepção. Suas imagens vão muito além de simples observação. Conseguem ser expressivas e propositoras com o conteúdo que já possuem. Tenho certeza que se optarem por fazer de suas carreiras algo ligado à criação irão ser excelentes profissionais. À elas se juntou Artur. Menino super gente boa. Tão aberto a conhecer coisas novas e capaz de pinturas e desenhos tão lindos e sinceros. Sua espontaneidade e leveza deixa seus trabalhos muito intensos. O mundo precisa de muitos garotos como o Artur. Em seguida vieram as irmãs Letícia e Giovanna, sociáveis e divertidas, se permitiram entender novas possibilidades de olhar as coisas. A ponta do iceberg já começou a surgir em seus horizontes. E por fim, mas com a mesma força, os gêmeos Francisco e Henrique. Pares em sua educação e simpatia. Únicos em vontades e fazeres.

Esse ano/semestre visitamos exposições, andamos pela cidade observando a arquitetura e suas alterações, fomos ao parque, feira de orquídeas, museus..... Vivencias que objetivam semear memórias, abrir portas da sensibilidade, redimensionar conceitos. Em tempos de tanta tecnologia e velocidade de imagens, pensamos em equilíbrio. Assim surgiram os desenhos bordados. Exercício de paciência e calma. Um trabalho que se estendeu pelo semestre. O cotidiano desses meninos incorpora o que acontece no mundo globalizado também. E imagens e temas como música pop, Kate Perry, viagens à Disney, esmaltes coloridos .... vão se juntando ás lembranças da casa dos avós, da comida de todo dia, das brincadeiras de toda hora.

Desenhos com grafite, nanquim, lápis de cor, linhas de costura e tesouras. Pinturas, colagens, modelagens. Argila, gesso, biscuit. Animação em vídeo, xerox, internet ... muitos artistas vistos, arte e história construindo pessoas para um mundo melhor.













Exposição de Alunos da CASA DE IDEIAS

Rua Javari, 32 no Lídice, Uberlândia MG

ABERTURA 02/12 DAS 19 ÀS 22HS

Até 04 de dezembro

Das 09 às 18hs


Nenhum comentário:

Postar um comentário