EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"SABORES DA ÁGUA"

por Alexandre França


O mundo mudou. Até a água mudou. Ela deixou de ser incolor, inodora e insípida. Agora, tem o sabor que você quiser. Acompanhe no texto de Keila Candido.


Os drinques com água são uma pedida cada vez mais presentes em cartas de bebidas oferecidas por restaurantes. A água saborizada é leve e refrescante, e se tornou uma alternativa ao refrigerante – porque é mais saudável que a bebiba gaseificada, com conservantes e açúcares – e ao suco, porque é menos calórica. É uma boa opção também para aqueles que não tomam água porque, insípida, consideram-na sem graça.


A água com sabor é bastante comum na Europa e nos Estados Unidos. Na Itália é grande o consumo de água aromatizada com xarope de limão. As águas saborizadas industrializadas contêm adição de corantes artificiais, conservantes e acidulantes. Por isso, restaurantes têm apostado na água natural investindo no charme da apresentação da água, que pode ser servida em uma jarra transparente com o arranjo das cores e sabores dos ingredientes.


Esse tipo de água combina muito bem com saladas, peixes, legumes assados, carnes brancas grelhadas ou assadas. As mais comuns são as fatias de limão com hortelã ou com menta.


Você pode preparar em casa. Abaixo, uma receita de água aromatizada dada pela professora de gastronomia do Senac. Antes de prepará-la, lembre-se de higienizar a fruta. Geralmente, é usada com casca e, por isso, é importante limpar bem a parte externa.


Água aromatizada de limão siciliano, limão china e manjericão

· 1 litro de água bem gelada

· 5 fatias de limão siciliano com casca

· 5 fatias de limão china com casca e sem sementes

· 15 folhas de manjericão lavadas

· Gelo a gosto

Em uma jarra transparente, coloque as fatias de limão, as folhas de manjericão. Acrescente a água e o gelo e sirva bem fresca.

Se quiser modifique as quantidades de frutas e folhas a gosto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário