EDITOR : ALEXANDRE FRANÇA
COLABORDORES : ANDRÉ REIS E BETH SHIMARU

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Le Cobusier: An Atlas of Modern Landscapes."

por Sueli Chibli - New York




O MoMA de Nova York esta com uma mostra de vários trabalhos do arquiteto, designer, artista, urbanista, escritor e fotógrafo Le Cobusier (Charles-Edouard Jeanneret 1887-1965).


A exibição revela cenas imaginadas e criadas por ele ao redor de sua carreira usando todo tipo de mídias e técnicas que ele dispunha na época. Desde aquarelas da Itália, Grécia e Turquia até desenhos da Índia. Seguindo a carreira desde a mocidade nas montanhas da Suíça até sua morte na costa da Riviera Francesa, a exposição se foca em quatro tipos de cenários concebidos através de seis décadas de trabalho... cenários de objetos achados, cenários domésticos, cenários arquitetônicos, além de cenários das cidades modernas com imensas áreas que ele planejou. A mostra conta ainda com quatro ambientes concebidos por ele, com os móveis originais, vívido conceito de moradia como uma máquina.


Documentários, entrevistas e um curta metragem que ele mesmo fez do Rio de Janeiro, no início dos anos trinta, além de vários projetos arquitetônicos e maquetes estão distribuídos ao redor de mais de cinco salas imensas... a mostra é realmente uma Homenagem ao mestre Le Cob.


Nenhum comentário:

Postar um comentário